Saiba como utilizar a Governança Corporativa para construir um legado da sua empresa

A empresa familiar tem as suas particularidades. Muitas delas começaram como pequenos empreendimentos e cresceram ao longo de gerações, tornando-se líderes em seus setores. No entanto, manter a perenidade de uma empresa familiar não é uma tarefa simples. É preciso enfrentar desafios únicos, como a sucessão de liderança, conflitos familiares e a adaptação às mudanças do mercado.

A seguir, aqui neste artigo, vamos falar sobre governança corporativa como base para a construção de um legado para empresas familiares. Acompanhe! Ao final do artigo, ainda temos um convite especial para você.

Governança corporativa: o que é?

Governança corporativa (ou governo das empresas) é o conjunto de processos, costumes, políticas e leis que regulam a maneira como uma empresa é dirigida, administrada ou controlada –  sempre estruturando com práticas, regras e processos para que a empresa alcance os seus objetivos.

A governança corporativa é a base para a melhor tomada de decisões. Nas empresas familiares, desempenha um papel vital na garantia de que a empresa continue a prosperar mesmo quando a liderança e a propriedade são passadas de uma geração para outra. 

Quais benefícios imediatos ela carrega?

Aqui podemos separar em dois pontos principais.

  • 1: Gestão. Uma das primeiras etapas para garantir a perenidade é a profissionalização da gestão. Isso envolve trazer talentos externos para a equipe de liderança, garantindo que as decisões sejam baseadas em méritos, competências e não apenas em laços familiares.
  • 2: Independência: Ter um conselho de administração independente é fundamental. Essa equipe de especialistas pode oferecer orientação imparcial e estratégica, ajudando a evitar conflitos familiares e a tomar decisões de longo prazo que beneficiem a empresa como um todo.

Em entrevista, Marcus Campos, Diretor da CMP Business Solutions – empresa associada à Fundação Dom Cabral, explica a importância da governança corporativa para o sucesso das empresas familiares.

“A transição de liderança de uma geração para outra, a gestão de conflitos familiares e a adaptação às mudanças do mercado provaram ser obstáculos consideráveis. É aqui que a governança corporativa entra em jogo. Ela proporciona a estrutura necessária para a tomada de decisões sólidas, baseadas em princípios, méritos e no melhor interesse da empresa. A profissionalização da gestão, a criação de um conselho de administração independente e a promoção de uma cultura de transparência são passos cruciais”, explicou Marcus.

Garantindo a perenidade

A sucessão é um dos maiores desafios para as empresas familiares. Para garantir a continuidade do negócio, é crucial planejar cuidadosamente a transição de liderança. Aqui estão algumas estratégias importantes para este momento.

  • Quem? Comece cedo identificando potenciais sucessores dentro da família. Eles devem receber treinamento e desenvolvimento para assumir papéis de liderança.
  • Como? Uma comunicação aberta e franca com todos os membros da família é essencial. Deve haver uma compreensão clara das expectativas em relação à sucessão.
  • Quais valores? Manter a cultura empresarial e os valores da empresa é crucial para a perenidade. É importante que todos os membros da família estejam alinhados com os princípios que a empresa representa.

Os principais pontos de atenção

Você já sabe quais são os principais pontos de atenção para a sua empresa neste momento de transição para uma governança corporativa?

Aqui precisamos destacar a conceituação e o histórico da governança corporativa; falar sobre conflitos de interesse em empresas familiares; diferenciação entre governança e gestão; qual é a estrutura de governança em uma empresa de controle familiar; quais são as motivações para a adoção da governança corporativa; qual é a estratégia de longevidade e planejamento da sucessão; construção da legitimidade de sucessores; a escolha do melhor sucessor; a alternativa de sucessão para um gestor não familiar; entre outros pontos.

É preciso saber, por exemplo, qual será o papel do Conselho de Administração; como construir um conselho eficaz; qual será o papel dos membros da família no Conselho de Administração; além da escolha de Conselheiros Independentes.

Mas o que fazer agora?

Vamos para o convite? Faça um programa de nível internacional, com a 7ª melhor escola de negócios do mundo, a Fundação Dom Cabral. Com uma metodologia comprovada e um corpo docente altamente qualificado, nosso programa de Governança Corporativa em Empresas Familiares irá ajudar você a desenvolver habilidades para um autodiagnóstico, habilidades para lidar com as complexidades das relações familiares no ambiente de negócios, além de lhe apresentar aportes conceituais e explorar casos de sucesso de melhores práticas de empresas familiares em todo o mundo.

Imagine aprender estratégias avançadas de governança para equilibrar os interesses da família e da empresa e ainda fortalecer a liderança e a colaboração entre os membros da família e os executivos profissionais?

Um convite para executivos, administradores e gestores que atuam em empresas familiares. Também para fundadores, sócios, sucessores e herdeiros.

Acesse este link para saber todos os detalhes.

Com uma observação importante: quem apresenta o programa é Dalton Sardenberg, Professor de dedicação exclusiva na Fundação Dom Cabral nas áreas de Governança Corporativa, Compliance e Ética Empresarial, Gestão de Empresas Familiares e Gestão Estratégica.

Na FDC, Sardenberg foi diretor dos Processos de Administração e das Parcerias Empresariais, gerente dos Programas Abertos, Customizados e de Pós-graduação e coordenou o Núcleo de Governança Corporativa. Já atuou em empresas como a Petrobras, BB Mapfre, Sebrae, Banco do Nordeste, Assodeere, Loreal, Bradesco, Transpetro, entre outras.

A oportunidade é para os dias 28 e 29 de setembro, em São José dos Campos.

#compartilhe

Share on facebook
Share on linkedin
Share on twitter
Share on email