Conflito de gerações nas empresas familiares? Entenda o papel da governança corporativa

A empresa familiar é um pilar essencial da economia global, contribuindo para a criação de empregos e o crescimento econômico. Mas há um tema polêmico quando falamos sobre empresas familiares: o conflito de gerações. 

Você sabe qual é o papel da governança corporativa para a superação dos desafios das gerações? É o que vamos tratar aqui neste artigo a seguir. 

Promover a harmonia geracional, incentivar o investimento em inovação e garantir o desenvolvimento sustentável das empresas familiares. Acompanhe! 

Tal pai, tal filho?

A transição de liderança entre diferentes gerações em empresas familiares pode ser um terreno fértil para conflitos. Cada geração traz perspectivas, valores e métodos de trabalho distintos, o que pode levar a desentendimentos sobre a direção estratégica, a cultura organizacional e as prioridades de investimento. O conflito de gerações pode prejudicar o desempenho empresarial. 

Mas como garantir a harmonia?

A governança corporativa emerge como uma ferramenta eficaz para mitigar os conflitos geracionais. Através da implementação de estruturas de governança transparentes e eficientes, as empresas familiares podem estabelecer fóruns de comunicação entre as gerações. Isso permite que as divergências sejam abordadas de maneira construtiva e que decisões estratégicas sejam tomadas considerando uma variedade de perspectivas. 

Desafios das gerações

Em entrevista, Sílvia Martins, diretora de programas de desenvolvimento de famílias empresárias e acionistas da Fundação Dom Cabral (FDC), falou sobre o desafio das gerações com as empresas familiares: 

“Um dos maiores desafios de uma família empresária está na mistura dos assuntos pessoais e profissionais debatidos tanto na reunião da empresa quanto no almoço de domingo (…) a governança corporativa contribuiria com a profissionalização da gestão e com maior transparência entre os membros da família na medida que define diretrizes, políticas, normas e regras para mitigar potenciais riscos de conflitos”, avaliou. 

A Governança Corporativa

Estamos falando de um conjunto de mecanismos e princípios que regem a tomada de decisões, resolução de conflitos e gestão do negócio. Sempre com pilares fundamentais. Como Transparência (ser claro e objetivo), Equidade; Prestação de contas e Responsabilidade social (qualidade de vida do seu time.

Esqueça a ausência de hierarquia e os privilégios pessoais. Não. Aqui falamos sobre uma empresa profissional e transparente – com missão e visão bem definidas. 

Mas como a combinação de gerações pode favorecer as empresas familiares?

Trabalhando em harmonia e investindo em novas tecnologias de forma constante. Além de adotar efetivamente as práticas de responsabilidade social, sustentabilidade e governança corporativa – sigla ESG (Environmental, Social and Governance – Ambiental, Social e Governança).

Cassio Spina, presidente e fundador da Anjos do Brasil, falou sobre essa combinação positiva em entrevista. Ele lembra que empresas com esse perfil têm maior potencial para alcançar retorno financeiro expressivo. “Como existe a figura do controlador, fica mais fácil conhecer a visão estratégica de médio e longo prazos”, explicou em entrevista ao portal “Seja Relevante”.

Harmonia perfeita

Marcus Campos, Diretor da CMP Business Solutions, empresa associada à Fundação Dom Cabral, explicou como a harmonia entre gerações é um fator determinante para o sucesso. 

“Empresas familiares são tesouros de tradição, valores e conhecimento acumulado ao longo dos anos. Mas com a evolução constante dos mercados e das tecnologias, também é essencial que essas empresas se mantenham ágeis e inovadoras. Nesse cenário, o conflito entre diferentes perspectivas é uma possibilidade real”, introduziu Marcus.

“Acredito firmemente que, com a governança corporativa adequada, é possível transformar essas diferenças em vantagens competitivas. Quando as gerações mais antigas e as mais jovens se unem em busca de um objetivo comum, algo mágico acontece. A combinação de sabedoria, experiência e intuição com energia, criatividade e visão de futuro pode criar um ambiente rico em possibilidades”, concluiu. 

Inovação nas empresas familiares

A inovação é a força vital de qualquer empresa moderna. Nas empresas familiares, a resistência à mudança por parte de gerações mais antigas e a ânsia por experimentar por parte das mais jovens podem criar um desequilíbrio. A governança corporativa pode criar um ambiente que encoraje o investimento em inovação, permitindo que as empresas familiares se adaptem às mudanças tecnológicas e do mercado. 

Governança Corporativa para a minha carreira

Clique no ícone do WhatsApp aqui no site da CMP para falar com a nossa equipe de atendimento. Temos uma solução personalizada para o desenvolvimento da sua carreira e também para o desenvolvimento da sua empresa familiar. Aguardamos você! 

#compartilhe

Share on facebook
Share on linkedin
Share on twitter
Share on email