Ser um Gestor de Mudanças vale a pena? Conheça diferenciais

O conceito “Gestor de Mudanças” entrou para a primeira prateleira da grade curricular dos principais cursos da área de liderança. Mas por que vale a pena entender esse conceito? Quais são os seus diferenciais práticos? É sobre isso que falamos aqui neste artigo. Levantando dicas, experiências reais e muitas reflexões. Acompanhe!

O que é ser Gestor de Mudança

Gestão da Mudança é uma área de estudo que possui o enfoque na necessidade de constante adaptação das organizações contemporâneas. A necessidade de reinventar-se sempre.

Em entrevista de 2018, a jornalista Glória Maria destacou uma definição precisa da palavra reinvenção. “A gente nasce com o objetivo de se reinventar a cada dia. Nosso exercício diário é a de ser sempre uma pessoa diferente e melhor. Com sabedoria, raízes, estrutura, experiência, sensibilidade, humildade e conhecimento (…) a essência da vida é a reinvenção (…) e isso vale muito para as nossas carreiras”, declarou à época.

O Gestor de Mudanças precisa entender que a transformação significa evoluir, melhorar e se adaptar. Sempre preparado para as constantes mudanças ao seu redor. Aqui vale relembrarmos dois artigos importantes do nosso Blog: sobre Líderes do Futuro e sobre o líder de si mesmo.

“O Gestor de Mudanças está atento aos mínimos detalhes ao seu redor. Hoje ele sabe tudo sobre 5G, sobre ChatGPT, inteligência artificial, enfim, são exemplos de transformações que estão no nosso cotidiano e que precisamos absorver. Em tempos de pandemia, ele já tinha o delivery. Em tempos de trabalho híbrido, ele tinha o controle dessa tecnologia. É o constante aprendizado”, orientou Marcus Campos, Diretor da CMP Business Solutions.

Mudança Humanizada

No caminho das mudanças e transformações, podemos destacar a Liderança Humanizada. Ela carrega empatia como seu principal diferencial. E ainda possui as seguintes características: horizontalidade crescente; protagonismo é de todos; resultados sustentáveis para a empresa; saúde mental é também construída no trabalho (empatia).

Otto Scharmer, Doutor em Economia e Negócios pela Universidade de Witten, na Alemanha, deu um depoimento importante sobre ser Gestor de Mudanças nos dias de hoje:

“Aprender com o futuro à medida que ele emerge. Essencial para a inovação. Envolve intuição. Envolve abraçar altos níveis de ambiguidade, incerteza e aceitação de falhas. Envolve se abrir ao inimaginável e às vezes tentar fazer o impossível. Mas os medos e os riscos são equilibrados pelo sentimento de que somos parte de algo importante que está emergindo e de que isso realmente fará a diferença”.

O novo líder precisa ter a capacidade de, ao tomar decisões, encontrar o máximo de equilíbrio possível entre o que é bom para si, para os outros e para o contexto. Evoca o empoderamento da ação e responsabilidade frente aos fatos e frente às escolhas.

Você está pronto?

Para se tornar o Gestor de Mudanças, convido você a participar do Programa Liderança de Impacto da CMP Business Solutions, empresa associada à Fundação Dom Cabral. Este programa promove o desenvolvimento de líderes de vanguarda, que conseguem alinhar propósitos pessoais com propósitos organizacionais, capazes de explorar o potencial de suas equipes e sustentar resultados de excelência.

São referências de vanguarda com embasamento da neurociência, da psicologia positiva, teoria U, motivação 3.0, mindset fixo e mindset de crescimento, bem como a busca da segunda simplicidade. Você será convidado a explorar novos caminhos para a geração de impacto a partir do exercício da liderança. Clique aqui para saber mais.

#compartilhe

Share on facebook
Share on linkedin
Share on twitter
Share on email