Líderes do Futuro? Saiba como sair na frente

Virou tema comum nas conversas corporativas entre gestores. “Precisamos nos preparar para a Liderança do Futuro”. Mas como será essa liderança? Quais características você precisa aprimorar para se adequar à nova realidade? Venha refletir sobre os Líderes do Futuro no nosso artigo a seguir aqui no blog. É hora de sair na frente!

Como ponto de partida, te convido a conferir dois artigos anteriores que já destacamos aqui no blog. O primeiro fala sobre Soft Skills. E o segundo fala sobre as habilidades que estão em alta no mercado de trabalho. Os dois posts reúnem curiosidades importantes que estão presentes na pauta Liderança do Futuro.

Mas como é esse líder do amanhã?

Uma das principais características está no aprendizado constante. Quem para, fica para trás. É preciso se desenvolver e evoluir como profissional e como pessoa de forma constante. O objetivo é estar preparado para lidar com os desafios e as oportunidades que surgem em qualquer cenário.

Marcus Campos, Diretor da CMP Business Solutions, destaca outras características sobre Líderes do Futuro:

“Além do aprendizado contínuo, podemos citar gestão de talentos, relacionamento interpessoal, negociação e mediação de conflitos, inovação, estratégia de negócio, inteligência emocional e adaptabilidade. Não necessariamente nessa ordem. Mas são pontos a serem tratados com muita atenção por parte do líder”, observou o diretor da CMP, empresa associada à Fundação Dom Cabral no Vale do Paraíba, Alto Tietê, Guarulhos, Região Bragantina e Cidades da Zona Norte Metropolitana de SP.

A seguir detalhamos 3 características para Líderes do Futuro:

1: Adaptabilidade: Você precisa estar preparado para mudanças. Elas estão cada vez mais aceleradas. Mudanças políticas, econômicas, sociais, enfim, estamos cercados por mudanças em todos os setores. O líder não pode, por exemplo, ver uma mudança como um obstáculo. Na linha do aprendizado contínuo, é preciso se adaptar às mudanças e reagir de forma ágil e efetiva.

2: Inteligência emocional: O líder precisa de empatia e inteligência emocional para saber administrar o seu time e todas as particularidades desse time. Capacidade de trabalhar em equipe, participação e alinhamento na cultura da empresa, comunicação interpessoal e pensamento estratégico. Tenha atenção com a saúde mental para liderar de forma eficaz.

3: Inovação: Não precisa ser a inovação tecnológica que vai mudar o mundo. Mas é preciso vivenciar a inovação no dia a dia. Estimular ideias inovadoras da equipe e acompanhar as transformações que estão acontecendo ao seu redor. Não preciso ser o expert do assunto. Mas preciso me interessar por inteligência artificial, programação, análise de dados, blockchain, entre outras novidades relacionadas ao meu setor.

Um termo muito utilizado atualmente é o “lifelong learning”, ou seja, uma educação continuada, uma formação contínua. Você busca atualização e conhecimento de forma constante.

Quero ser o líder do futuro!

Que tal sair na frente e se aprofundar no conhecimento exato para a Liderança do Futuro? Clique aqui e saiba mais sobre a Pós-Graduação em Gestão de Negócios da Fundação Dom Cabral. O início das aulas da turma de São José dos Campos (SP) foi agendado para o dia 4 de novembro.

Você pode sonhar em ser um grande líder. Ou pode se preparar para isso.

#compartilhe

Share on facebook
Share on linkedin
Share on twitter
Share on email