O que são soft skills e hard skills? Veja significado, diferenças e dicas para colocar em prática no seu dia a dia.
O termo “soft skills” está presente nos processos seletivos mais competitivos da atualidade. Gestores de Recursos Humanos querem saber se os candidatos estão preparados, também, emocionalmente para as vagas que concorrem. Essa preocupação é realidade nas seleções de novos líderes. Além de ser essencial para o melhor desenvolvimento dos novos empreendedores.
Mas qual é o significado de soft skills? Começamos explicando a diferença do termo para hard skills.
Hard skills: a tradução rasa poderia ser “habilidades difíceis ou pesadas”. São habilidades técnicas que você pode aprender e que são facilmente mensuráveis. Aprendi um novo idioma. Eu me formei em técnico de informática. É sempre mensurável.
Soft skills: a tradução rasa neste caso seria “habilidades suaves”. Mas não é essa a ideia, não. Melhor traduzir para “habilidades interpessoais”. São habilidades no relacionamento, na interatividade com outras pessoas, a parte mais emocional.
Os especialistas costumam exemplificar desta forma a diferença de Hard para Soft:
Sou formado em Química (Hard Skill) e fui contratado por este motivo para dar aulas na universidade. Porém, para garantir uma promoção na empresa, vou precisar das habilidades interpessoais (Soft skill). E se for nota zero neste quesito, a justificativa da minha demissão também pode ser a ausência de habilidades interpessoais.
Quais são as principais características do profissional que se destaca em habilidades interpessoais? Podemos falar de resiliência, empatia, colaboração, comunicação assertiva, inteligência emocional, entre outras.
“Há líderes e empreendedores se preocupam muito com o hard skill. Mas que deixa de lado o soft skill. E não pode. O lado humano é o diferencial nas gestões das empresas. Principalmente em tempos de trabalho remoto e pandemia, com as pessoas mais sensíveis, a habilidade interpessoal é um diferencial e tanto”, declarou Marcus Campos, Diretor da CMP Business Solutions, empresa associada à Fundação Dom Cabral no Vale do Paraíba e Alto Tietê – e que já foi escolhida por mais de 200 empresas na região.
Dicas de soft skills para se destacar
Selecionamos abaixo algumas reflexões e considerações que você pode colocar em prática no seu dia a dia no trabalho. Líderes e empreendedores precisam dominar essas técnicas e diferenciais para que se tornem referências para os seus times.
- Saúde mental: Tenha atenção não somente com alimentação saudável e corpo saudável (prática de atividades físicas). O terceiro pilar, a mente sã, é tão fundamental quanto os demais. Significa saber administrar as suas emoções. Entender o que está sentindo. E se preparar para momentos de estresse, por exemplo. Estudar técnicas de meditação ou relaxamento para períodos do dia pode ser uma tática interessante neste sentido.
- Gerenciar o tempo: Ah, está uma correria. Ah, me desculpe, mas ainda não li seu e-mail. Ah, minha cabeça está uma loucura essa semana. Ah, minha agenda está cheia. Essas desculpas não são nada positivas. Não pense que é interessante afirmar: “Trabalhei ontem até de madrugada”. Isso é péssimo. Significa que não soube administrar seu tempo. Significa que não soube delegar. Significado que está cansado e exausto.
- Faça testes consigo mesmo: A ideia aqui é estimular o feedback livre das pessoas que estão no seu dia a dia. Peça para que elas te avaliem periodicamente. E dê também o feedback para quem está no seu time. Essa troca, sincera e aberta, é fundamental para crescermos.
- “Independência emocional” e “bom senso em dia”: também são características do soft skill. Saber a hora certa de ouvir. Saber a hora certa de falar. Saber o melhor momento para o feedback. Coloque essas observações em prática.
- Dicas finais: para as últimas dicas, destacamos características como Colaboração (ajudar os colegas no dia a dia); Flexibilidade (aprendendo a se adaptar com as mudanças); Empatia (se colocar no lugar do outro); e Comunicação (passando uma mensagem clara e assertiva).
Dicas até para o currículo
Até mesmo no relacionamento do LinkedIn ou na elaboração de um currículo, o soft skill pode fazer a diferença. Uma habilidade que tem se tornado o diferencial para retomar profissionais ao mercado de trabalho. Portanto, pode destacar suas qualidades como pró-atividade, facilidade com trabalho em equipe, entre outras.
Nossa dica final é a leitura do livro “Inteligência Emocional”, do autor Daniel Goleman.
Preparado para fazer a diferença? Lembre-se que um profissional repleto somente de Hard Skills não é um profissional completo.
Quero saber mais sobre soft skills
A nossa equipe de atendimento online aguarda o seu contato. A CMP Business Solutions é referência nacional nas áreas de Soluções de Governança, Gestão Empresarial e Educação Executiva. Escolhida por mais de 200 empresas. Clique aqui e saiba mais.