Inteligência interpessoal: Como colocar em prática para liderar?

A inteligência interpessoal é a capacidade de relação / relacionamento entre as pessoas. Um tema cada vez mais em alta no atual mercado de trabalho. O sucesso neste cenário é você alcançar a habilidade de analisar, entender e interpretar os gostos, desejos, motivações e intenções de outras pessoas – relacionando-se de forma positiva.

Mas como colocar em prática a inteligência interpessoal para fazer a diferença na forma como eu lidero? A ideia aqui é maximizar o potencial do seu time para gerar resultados exponenciais. Com a seguinte lembrança: o líder de alta performance precisa dominar este tema o quanto antes!

Inteligência interpessoal: empatia e sociabilidade

A parte interpessoal da nossa inteligência emocional pode ser dividida da seguinte forma:

  • Empatia: aqui é a capacidade de compreender as emoções das outras pessoas. Você percebe a composição emocional dos outros e como são afetados por suas palavras e ações. Aquele líder que compreende como o outro se sente. Se tomar determinada decisão, aquela pessoa do meu time vai sentir da seguinte forma. Você aprende a ouvir atentamente e a enxergar também todas as reações físicas que a pessoa terá. Lembrando sempre que empatia é ouvir sem defesas. Ou seja, você vai se despir do que pensa para ouvir qual é a visão daquela pessoa.

  • Sociabilidade: já aqui estamos falando da capacidade de administrar relacionamentos e construir laços fortes. Um ponto que está sempre ligado ao networking. Você desenvolve uma habilidade de influenciar o estado emocional das pessoas. Um exemplo: elas estão tranquilas quando conversam com você, pois se sentem confortáveis emocionalmente. 

“O líder ideal da atualidade é aquele que tem uma inteligência emocional bem trabalhada. Aqui podemos falar também de inteligência intrapessoal, liderar com consciência, ter autoconhecimento e autocontrole, ter uma postura assertiva, além da inteligência interpessoal que estamos abordando aqui. É um pacote completo que vai motivar sua equipe e criar um ambiente de trabalho produtivo para alcançar seus objetivos”, explicou Marcus Campos, Diretor da CMP Business Solutions, empresa associada à Fundação Dom Cabral.

Importância para o desenvolvimento da carreira

Mas quais são os benefícios da inteligência interpessoal para o desenvolvimento da minha carreira? Na lista de benefícios, podemos destacar pontos como pensamento crítico, networking, relações duradouras, flexibilidade profissional, entre outros. 

Um artigo que se conecta com esse raciocínio é este aqui, sobre o desenvolvimento de Soft Skills

Para treinar esse desenvolvimento, há algumas dicas importantes. Como fazer um esforço maior para interagir com outras pessoas no seu dia a dia (deixando de lado aquela solidão intelectual no trabalho); participar de trabalhos em grupo e buscar mais tarefas em conjunto; ensinar algo para outra pessoa, compartilhando o seu conhecimento; levar a vida com bom humor e flexibilidade; além de alimentar relações com pessoas que são completamente diferentes de você (na linha de se colocar no lugar do outro com empatia). 

Inter ou intra?

Aqui há um parêntesis necessário: a inteligência interpessoal é o tema deste artigo, a capacidade de relação entre as pessoas. Já a inteligência intrapessoal é diferente. Seria o conhecimento de si mesmo, a capacidade que o indivíduo tem de se conhecer num grau mais profundo (ele sabe o que deseja, o porquê de seus gostos e motivações, seu propósito). O indivíduo adquire consciência de suas emoções e sentimentos. Fecha parêntesis. 

Quero chegar lá!

Vamos mergulhar no desenvolvimento de carreira? Para dominar todas as técnicas da Liderança de Impacto e alcançar a transformação completa, você pode se inscrever para o LDI 2023 (de 03 a 05 de maio, em São José dos Campos – SP). 

O Programa Liderança de Impacto (LDI) já preparou mais de 300 executivos. “O curso superou todas as expectativas e foi excelente do início ao fim”, contou uma das alunas em entrevista. 

Com o LDI, você parte para uma transformação de carreira e se torna capaz de compreender as habilidades essenciais de liderança; comunicar de forma clara e eficaz com a sua equipe; gerenciar conflitos e resolver problemas; identificar e desenvolver habilidades dos membros da equipe; além de alcançar os melhores resultados para a sua empresa. 

#compartilhe

Share on facebook
Share on linkedin
Share on twitter
Share on email