Já ouviu falar em Data Driven? É a chamada “cultura orientada a dados” dentro das empresas. A seguir você vai descobrir as vantagens do Data Driven. E também conhecer outras curiosidades sobre esta cultura.
Data Driven?
Começamos explicando o conceito de Data Driven. Vamos com exemplos práticos e simples. Imagine que você tem uma sorveteria self-service. Após um dia de muito calor e vendas, a situação do seu balcão ficou assim:
- Nenhum cliente experimentou o pote de sorvete de morango. Está intacto.
- Em compensação, o pote de chocolate se esgotou rapidamente.
Trabalhando com dados, o empreendedor pode tirar diversas conclusões após analisar os números daquele dia de vendas. E se eu trocar o pote de morango de lugar? Se ninguém está pegando, vale a pena seguir com este sabor? O sabor que saiu muito rápido, eu tenho estoque para repor? Como posso fazer o lançamento de um novo sabor e medir rapidamente os resultados?
E dados mais aprofundados ainda: as crianças estão experimentando mais o sabor Chiclete. Adultos ficam somente com chocolate e creme. Uma porcentagem X do público feminino pede uma água sem gás para acompanhar o sorvete. E mais dados, dados e dados!
Percebe que conseguimos criar um mapa completo para aprimorarmos as nossas estratégias? Percebe que sem esses dados em mãos nós teríamos apenas “achismos”? Exemplo: eu “acho” que os clientes não gostam desse sabor por causa disso; eu “acho” aquilo.
Sem dados, ficamos nos “achismos”. Com dados, encontramos respostas e buscamos as melhores soluções.
“As empresas precisam aproveitar os dados para obter insights e tomar decisões com base neles. Elas precisam construir essa cultura de forma aprofundada. O dado por si só é muito vago. Ele precisa ser bem trabalhado e fazer parte da cultura da empresa. Dessa forma você alcançará os melhores resultados”, analisou Marcus Campos, Diretor da CMP Business Solutions.
A CMP é uma empresa associada à Fundação Dom Cabral (FDC), considerada uma das melhores escolas de negócios do mundo. A FDC tem participado da jornada de entendimento do Data Driven Culture, em parceria com a A3Data.
Dado é Petróleo?
O dado sozinho não é capaz de resolver problemas. É preciso transformá-lo em informação e criar interfaces consumíveis, gerar insights sobre cenários passados e entregar conhecimento que oriente o futuro. Isso é cultura Data Driven.
Comparativo com o petróleo? Assim como os dados, o petróleo no estado bruto não tem valor. Ele precisa ser extraído, refinado e tratado para suas diferentes funções e aplicações. Por isso existe essa comparação.
Benefícios Data Driven
Mas quais são as principais vantagens da cultura orientada a dados? Mostramos uma lista a seguir. Lembrando que os dados deixaram de ser subprodutos secundários dos sistemas de informação. Eles têm se tornado o centro das organizações, sustentando o entendimento e o desenho de estratégias sobre pessoas, processos e tecnologias.
- Otimização de processos
- Alcançar a sua diferenciação da concorrência
- Agilidade no entendimento de demandas dos clientes
- Redução de custos
- Facilidade para elaboração de planejamento completo
- Incentivo para a inovação da empresa
- Alcançar uma melhor experiência do consumidor (mais satisfeito)
- Fugir dos “achismos” e alcançar as melhores soluções
Como implementar na minha empresa?
Para saber mais sobre Data Driven, procure a equipe de atendimento online da CMP Business Solutions. Também te convido a ler o nosso post que aponta quais são as tendências para a liderança ficar de olho em 2023.