Quais são as tendências de 2023 para a liderança ficar de olho?

Foi dado o pontapé inicial para 2023, mas nós queremos saber: você, líder, já sabe quais são as tendências deste ano para ficarmos de olho na área empresarial? Neste artigo destacamos as principais tendências. E também relembramos quais são as habilidades que estão em alta no mercado de trabalho. Acompanhe a seguir!

Lembrando sempre que as tendências podem influenciar a forma como os líderes tomam suas decisões. Será que as reuniões online vão continuar? Formatos híbridos de trabalho? Venha descobrir quem é o Líder de 2023.

Líder com Tempo

Desculpe, essa semana não consigo. Estou saindo tarde do trabalho e não tenho tempo para nada. “Está uma correria”.

Nunca ter tempo para nada é um erro comum de líderes sobrecarregados e que, muitas vezes, acabam não delegando o que é necessário delegar. Eles “abraçam o mundo” e não dão conta do recado, afinal o nosso dia tem apenas 24 horas 😉

A tendência da liderança para 2023 é o gestor que sabe administrar bem o seu tempo. O rendimento aumenta ao ter tempo para o que é importante. E, consequentemente, podemos ter um equilíbrio maior entre a vida pessoal e profissional, contribuindo para um clima organizacional mais leve.

Vale a pena também conferir nosso post sobre habilidades que estão em alta no mercado de trabalho, como a inteligência emocional.

Líder com Empatia

O líder empático é aquele que calça os sapatos do seu time e sabe como é o caminhar da empresa. Ele mostra interesse genuíno, cuidado, respeito e preocupação com o bem-estar das pessoas ao seu redor.

A palavra empatia precisa ser colocada em prática e não ficar apenas no campo teórico. Não! Ser empático é saber ouvir e entender a situação para tomar as melhores decisões.

Líder Flexível

Flexibilidade e adaptabilidade são tendências que vieram para ficar. Os líderes precisam aceitar os novos modelos de trabalho. Gerenciando fluxos de trabalho personalizados, onde as circunstâncias e as necessidades de cada pessoa são únicas.

Essa flexibilidade gera uma agilidade instantânea para o dia a dia do seu time. Você passa a resolver problemas de forma mais assertiva e direta.

Líder que Comunica

Por fim, precisamos lembrar que a Comunicação Assertiva é fundamental. O líder precisa comunicar. E o seu time precisa entender qual é o recado.

O líder que não se comunica passa a deixar arestas abertas para possíveis ruídos. “Isso mudou? Ah, mas o gestor nem comunicou nada. Não estou sabendo”.

“O diálogo correto é um motivador de pessoas. Sem ele, você aumenta o isolamento entre a equipe, além de contribuir para frustrações e climas tóxicos. A Comunicação Assertiva proporciona engajamento. Além de agilidade em processos e sentimento de pertencimento à empresa”, explicou Marcus Campos, Diretor da CMP Business Solutions, empresa associada à Fundação Dom Cabral, a FDC.

Mais dicas para gestores e líderes?

Para não perder nenhum detalhe, convidamos você a se inscrever na nossa newsletter. Os conteúdos exclusivos da CMP Business Solutions diretamente no seu e-mail. Clique aqui e inscreva-se!

#compartilhe

Share on facebook
Share on linkedin
Share on twitter
Share on email