Saiba como as startups podem chamar a atenção dos investidores

Como as startups podem chamar a atenção dos investidores; saiba o que não fazer

O “novo normal” é da inovação. Se o mundo parou durante a crise da pandemia, a área da inovação apareceu como solução. Você sabia que o investimento em startups cresceu 57,6% no período de auge da Covid-19? A crise econômica gerada pelo coronavírus forçou empresas a buscar soluções para acelerar processos digitais de forma a reduzir custos e buscar novas receitas. A consequência veio com transformações e mudanças lideradas pelas chamadas startups.

Neste artigo vamos destacar como as startups podem chamar a atenção dos grandes investidores. O que elas não devem fazer neste processo de captação de investimento. E quais são as dicas para colocar em prática o seu projeto.

Começamos explicando o que é uma startup. Estamos falando de uma “empresa emergente”, que tem o objetivo de desenvolver ou aprimorar um modelo de negócio, preferencialmente escalável, disruptivo e repetível. É usar tecnologia e inovação para fazer diferente.

Mas qual diferencial é necessário reunir para chamar a atenção do empresário investidor?

 

8 dicas iniciais

Selecionamos 8 pontos para começo de conversa:

  1. Qual é o problema? Descreva quais são os problemas que a sua startup enxerga no mercado. Quais são as falhas desse setor que ainda não houve solução.
  2. Qual é a solução? Agora deixe bem claro qual é a solução que a sua startup vai oferecer.
  3. Crie uma apresentação completa do projeto: Com logotipo, nome e identidade visual. A comparação com grandes modelos de sucesso pode ser um diferencial. Por exemplo: sou o Uber do transporte escolar; sou o iFood do mercado da moda; entre outros.
  4. Qual é a concorrência? Estude seus concorrentes. Se ainda não existem, é preciso analisar como eles poderiam surgir.
  5. Qual é a sua equipe? Os investidores querem saber quem é a sua equipe. Qual é a paixão e a dedicação que estão em jogo. Explique os pontos fortes dos membros do grupo, as áreas em que são especialistas e quais são os seus diferenciais.
  6. Modelo de negócio: como vai ganhar dinheiro com a startup? Quanto este negócio poderia crescer? Crie projeções com números e dados.
  7. Marketing, distribuição e dinheiro: Como será essa divulgação? Quanto você quer vender? Como vai investir o dinheiro? Tenha uma projeção da valorização da empresa e de futuras rodadas, de modo que o investidor possa ter uma ideia do sucesso que você planeja para a companhia.
  8. Seja diferente. Sem extravagancias, mas busque a confiança dos investidores. Busque matérias na imprensa, apoios de terceiros ou prêmios relevantes que possam ser destacados.
 

O que não fazer? Atenção para os erros comuns

A maioria das startups busca investimento ainda na fase de idealização do negócio, ou seja, quando ainda está pensando em como resolver o problema. Nesta etapa inicial ainda não é possível provar para o investidor a tração do negócio. A sua força e consistência.

“O ideal é a startup buscar investimento quando já tiver ultrapassado a fase de validação da ideia e também a fase de teste do produto. Estamos com solidez e entregando a solução? Ok, então estamos prontos para crescermos aumentando a base de clientes e o faturamento. Esse sim é o cenário ideal para os investidores”, explicou Marcus Campos, Diretor da CMP Business Solutions, empresa associada à Fundação Dom Cabral no Vale do Paraíba, Alto Tietê, Guarulhos, Região Bragantina e Cidades da Zona Norte Metropolitana de SP.

 

Uma boa ideia já basta para uma startup?

De acordo com pesquisa da Fundação Dom Cabral, uma em cada quatro startups (25%) fecha com menos de um ano de funcionamento. E 50% não sobrevivem a quatro anos de funcionamento. Os motivos, segundo a pesquisa, vão da falta de capital à divergência entre sócios, passando pela falta de planejamento, inexperiência em gestão, ausência de processos e problemas com o time.

Fica claro, portanto, que somente “uma boa ideia” não basta. É preciso adquirir conhecimentos sobre o negócio, aprender a liderar, criar ferramentas de gestão e aprimorar cada vez mais o time, mesmo que ele tenha poucas pessoas. Está aí a diferença entre um sonho de uma ideia genial e a criação de um business ancorado com visão e futuro sólido.

 

Exemplo na prática

Amigos na faculdade de arquitetura, Giovanna Machado e Lucas Serrano se tornaram sócios na criação de uma startup na área de decoração de móveis. Em entrevista, os empreendedores explicam que o passo a passo, na prática, é de muito suor e entrega até chegar à etapa do investidor.

“Sem orientação, sem capacitação, sem equipe, sem uma mentoria especializada… é praticamente impossível você chegar lá. A minha dica para quem está na prática e começando, como nós, é a seguinte: tenha planejamento profissional e siga as estratégias necessárias. Porém, jamais perca a paixão e o brilho no olhar pela startup, pela grande ideia de inovar e transformar”, comentou Giovanna.

 

Dicas finais

Na lista de dicas finais, destacamos:

  • Investimento no time. Sozinho não chegamos a lugar algum. Tenha a melhor equipe. E a equipe mais apaixonada.
  • Tenha uma estratégia com o Plano de Negócios bem definido.
  • Busque o suporte financeiro adequado. Aceleradoras, incubadoras e redes de apoio (com networking bem trabalhado) podem ser fundamentais para o seu projeto.
  • Dedique energia na sua startup. Sem tempo e energia dedicados, você não vai chegar lá. É preciso encarar o desafio com coragem e entrega completa.
 

Vamos inovar?

Pronto para fazer a sua startup decolar? Conte com as soluções oferecidas pela CMP Business Solutions. Soluções de Governança, Gestão Empresarial e Educação Executiva. Escolhida por mais de 250 empresas e mil executivos. Clique aqui e fale com a nossa equipe de atendimento.

#compartilhe

Share on facebook
Share on linkedin
Share on twitter
Share on email