Selecionamos dicas e informações da área de Gestão Empresarial; encontre motivos para se aprofundar nesta área e alcançar melhores resultados.
Ah, Gestão Empresarial é assunto para empresa grande.
Hã? Não.
Se você acredita na afirmação acima, mais do que qualquer outra pessoa você precisa acompanhar este artigo até o fim. Gestão Empresarial é fundamental para pequenos e médios empreendedores. E nós explicamos por quê. Selecionamos 5 razões que te mostram que Gestão Empresarial é um tema que qualquer empreendedor precisa dominar. Vamos a eles.
Gestão Empresarial: Conceito
No dicionário do empreendedor, “Gestão Empresarial é o conjunto de ações e estratégias aplicadas na empresa, utilizando recursos financeiros, estruturais e humanos, com o objetivo de fazer a empresa triunfar”.
A gestão é realizada com o foco em crescimento e alcance de melhores resultados. Ou seja, a gestão empresarial é uma maneira de organizar a estratégia e os processos da empresa, para que ela se mantenha e cresça.
A máquina empresarial precisa estar em sintonia perfeita para que tudo funcione bem nessa engrenagem. Como está a produção? Recursos Humanos? E as vendas e marketing? Como está o financeiro? Jurídico? O todo da instituição precisa estar alinhado. Se uma peça der problema, você pode comprometer o pleno funcionamento da máquina.
“Uma base para qualquer empresa, por exemplo, é ter bem definido quais são suas metas, sua missão, sua visão, seus valores. A gestão precisa passar isso para suas equipes. Para que todos estejam alinhados, na mesma página, correndo para o mesmo lado”, orientou Marcus Campos, Diretor da CMP Business Solutions.
Diferentes áreas na Gestão Empresarial
Tudo sobre gestão empresarial? Quando falamos das diferentes peças para engrenagem perfeita, temos áreas distintas dentro da instituição. Começando pelas pessoas. A área de Recursos Humanos: vai definir estratégias e planos de desenvolvimento de carreiras dos funcionários. Assim como estratégias para harmonia no ambiente de trabalho, além de processos seletivos eficazes, comunicação ao funcionário sobre novidades da empresa, entre outros pontos.
Outras áreas como Marketing, Vendas ou Produção, por exemplo, estariam com metas e objetivos diferentes. Mas com o foco comum entre todas – com propósito, missão e valores. Com Gestão Empresarial efetiva, a sinergia entre as áreas precisa estar perfeita.
Reflexões antes de investir em Gestão Empresarial
Algumas perguntas importantes para qualquer empresa: Tem insatisfação de funcionários em diferentes níveis? Houve perda de clientes em algum momento ou temos poucos clientes e sempre os mesmos? Conhecemos claramente quem é o nosso público-alvo ou quem são os nossos concorrentes? Estamos realizando um processo seletivo eficaz para contratação de novos talentos? E como está o nosso cuidado com o desenvolvimento desses talentos? Há falhas no nosso controle financeiro? Como estão os números efetivos da produção?
Para todas essas perguntas, desde as mais simples até as mais complexas, a melhor resposta está na Gestão Empresarial.
Ferramentas para Gestão Empresarial
Há uma lista extensa de softwares e ferramentas para gestão de pequenas, médias e grandes empresas. Mas vale lembrar que somente a ferramenta não basta. Ela é uma ferramenta, como o próprio nome diz. Mas não pode ser encarada como um único investimento para solução.
Nas buscas do Google se destacam SAP, Totws, Sankhya, Contmatic, SAP, GoEvo, WCorp, entre outras marcas.
Na lista de pilares da Gestão Empresarial, a Tecnologia tem muita importância. Sobre recursos tecnológicos, temos os ERPs (Enterprise Resource Planning) ou sistemas integrados de gestão. O ERP interliga todos os dados e processos de uma empresa em um único sistema.
Além da tecnologia, há pilares como Planejamento Estratégico, Alinhamento entre a liderança, Métricas e Monitoramento, RH, entre outros.
“O ERP garante uma acuracidade nos dados da sua empresa. Você tem a ferramenta para fazer essa integração. Mas se não tem o plano estratégico da empresa, faltará uma peça somente a tecnologia”, alertou Marcus Campos.
Gestão Empresarial: Salário; e o que estuda?
Cresceu no mercado a busca por formação profissional em Gestão Empresarial. Não são somente os empreendedores que estão interessados nessa capacitação. Mas também os funcionários, líderes de empresas, buscando cargos estratégicos na área. O salário de Gestão Empresarial varia muito. Para uma pequena empresa, por exemplo, ele teria uma faixa. E para uma multinacional, os valores seriam bem diferentes. A base importante para se ter uma ideia é a de um salário de um líder, de um gestor.
De acordo com o portal “Educa Mais Brasil”, o analista empresarial trainee pode ganhar salário de cerca de R$ 2.800 em uma média empresa. Já o profissional mais sênior, na mesma empresa, teria salário de cerca de R$ 5.400.
“Sobre o que estudar, é um pouco de tudo. Mas, sem dúvida, é preciso ter uma especialização em gestão de negócios que engloba: pessoas, gestão de projetos, gestão financeira, ser um bom líder, gestão de marketing e vendas, acompanhar a transformação digital, entre outros atributos”, explicou o Diretor da CMP Business Solutions, empresa associada à Fundação Dom Cabral.
Gestão Empresarial: Curso para começar agora e livro para inspirar
A dica para começo de conversa é buscar um diagnóstico para a sua empresa (saiba como ao final deste artigo). É preciso formular um plano estratégico, que desdobra em indicadores e iniciativas estratégicas, além de painel de gestão de indicadores e acompanhamento contínuo.
Também é preciso ter um programa estruturado de desenvolvimento e treinamento da liderança. Já associado ao modelo de gestão da instituição. Na lista de pontos de tendências e novidades da área, destacamos o dinamismo.
“É preciso dinamizar o modelo de gestão. O mundo está volátil. Então é preciso revisar constantemente. Nós, na CMP Business Solutions, passamos por mudanças no nosso modelo durante a pandemia, por exemplo. Então esse dinamismo é fundamental”, comentou Marcus Campos.
A empresa precisa se autoconhecer. Uma dica imediata é criar uma Análise SWOT da organização. Identifique forças, fraquezas, oportunidades e ameaças. De ambiente interno e externo. Este pode ser um pontapé importante para novas reflexões sobre a gestão da empresa.
Dica de livro sobre Gestão Empresarial e Liderança? Anote aí: “Pipeline de liderança, o desenvolvimento de líderes como diferencial competitivo”. Dos autores Ram Charan, Stephen Drotter e James Noel.
Para quem procura por um programa completo de Gestão Empresarial ou curso mais aprofundado na área, a nossa principal dica é a seguinte:
Conheça o PAEX – Parceiros Para Excelência. Trata-se de uma solução educacional com foco no aumento da competitividade e elevação dos resultados para empresas que querem crescer. Para saber sobre outros cursos da CMP Business Solutions, clique aqui.