Retomada do empreendedor. Conheça os 5 erros mais comuns

A retomada da economia está aí. Saiba como as empresas podem criar o planejamento ideal para deixar a crise para trás. Selecionamos dicas para empreendedores.

A retomada da economia bateu à porta. Empreendedores criam o planejamento para o “novo normal”. A estratégia para a retomada pós-crise ou pós-coronavírus. Neste artigo preparamos dicas para empresários de pequenas e médias empresas. Você vai conhecer os 5 erros mais comuns da retomada. E também conferir dicas para não cair nas armadilhas que aparecem. Sabemos que a crise da Covid-19 deixou empreendedores pelo caminho. Alguns precisaram fechar as portas. Mas a hora é de levantar a cabeça. Arregaçar as mangas. E seguir em frente…

1: Não subestimar

Não subestime a dificuldade de empreender nesta retomada. Em 2020, nos meses de março e abril tivemos o início da crise. Com as empresas mais assustadas. Avalie quais são as dificuldades para a retomada. Coloque no papel e não subestime nenhum detalhe.

2: Não superestimar

Não superestime o obstáculo da crise. Se falamos acima que o pé no chão é importante. Aqui reforçamos que susto e pânico não te levam a lugar algum. “Nos meses de junho e julho, o empresário viu o tamanho do buraco da crise. A partir de agosto, já começou a caminhar melhor. Inclusive com casos de demanda represada. Com empresas alcançando números maiores do que do mês de fevereiro, por exemplo, antes da Covid-19”, observou o consultor Marcus Campos, diretor da CMP Business Solutions.

3: Não se conhecer

É preciso se conhecer. É preciso saber quem é a sua empresa. Como ela pensa. Onde ela quer chegar. Portanto, as bases como Missão, Visão e Valores não são coisas de grandes empresas, não. Ter a linha bem definida para Missão, Visão e Valores é fundamental para qualquer pequena e média empresa. É preciso saber o caminho que vamos seguir. Esse será o seu norte, a sua base sólida para qualquer tomada de decisão.

 

4: Não admitir erros

O seu planejamento estratégico foi traçado. O seu plano de negócios está em vigor. Mas convenhamos: você, empreendedor, é passível a erros. Como todos nós somos. Portanto, saiba reconhecer e admitir seus erros. E tenha uma mudança ágil para fugir desses erros. Se o planejamento não está funcionando, muitas vezes isso quer dizer que o planejamento está erro. Então mude. Seja rápido.

5: Não procurar orientação especializada

Por fim, a última dica é a capacitação especializada. O investimento em planejamento certeiro. Marcus Campos explica os diferentes cenários dos empreendedores nesta crise. “Tem o empreendedor que subestimou a crise. Tem aquele que ficou desesperado e saiu demitindo sem pensar. E que, agora, está contratando de novo e treinando de novo. Então o detalhe é descobrir a medida certa. Saber como fazer o ajuste cirúrgico”, explicou o consultor.

“Na lista de dicas temos organização da gestão, sincronizando estratégia, pessoas e processos. Não se desesperar e não ficar na inércia. Com boa gestão financeira. E protegendo o caixa”, acrescentou.

O que é CMP

A CMP Business, fundada em 2013, atua com gestão empresarial e de governança com o objetivo do ganho de eficiência e da capacitação de executivos, garantindo perpetuidade e valorização das empresas. Associada à Fundação Dom Cabral, a CMP tem uma lista extensa de clientes que souberam driblar a crise e fugir dos principais erros citados acima.

Na lista de soluções para empreendedores, há dois planos fundamentais:

PEG

PEG é a Parceria Para Estruturação da Gestão. Trata-se de programa para empresas de pequeno porte que desejam atingir um novo patamar em gestão empresarial. Possibilita aos executivos a assimilação dos fundamentos de gestão necessários para estruturar a empresa e obter melhores resultados de forma continuada e sustentável. Trabalha no aprimoramento da performance administrativa e da produtividade.

O programa é direcionado para empresas de pequeno porte. Saiba mais aqui.

PAEX

PAEX é Parceiros Para Excelência. O programa é voltado para empresas de médio porte que desejam melhorar seus resultados e aumentar a sua competitividade por meio de um modelo de gestão. A parceria é baseada na construção gradativa de um modelo de gestão por meio da implementação de ferramentas gerenciais e estratégicas, do intercâmbio de experiências e do conhecimento. Integra aproximadamente 600 empresas de Brasil, Paraguai e Portugal.

O programa é direcionado para empresas de médio porte. Saiba mais aqui.

Opinião sobre os programas

Ouvimos clientes que utilizam os programas citados acima. Em entrevistas, eles contam por que a consultoria faz a diferença no plano da retomada.
Stefano Geronimi, diretor executivo da Valfilm, empresa com excelência em embalagens plásticas flexíveis, fez o seguinte comentário: “O mais interessante do programa é seu dinamismo e flexibilidade, se adaptando com as mudanças. Por isso, aconselhamos essa experiência”, afirmou.

Geronimi também falou especificamente sobre o PAEX. “Trouxe para o grupo uma visão moderna de gestão, nos proporcionando novas ferramentas, novos hábitos e integração plena na busca por resultados. Grande parte das empresas apenas vivem o dia a dia sem conhecer ao certo seu mercado, sem saber qual seu propósito e onde querem chegar. Essas empresas não se preparam para tendências e mudanças e muitas acabam ficando pelo caminho. A parceria nos motivou a reafirmar porque nossa empresa existe, qual nosso papel perante a sociedade, o que nos trouxe até aqui e o que nos levará para o futuro. Ainda nos auxiliou na convergência das ações estratégicas e operacionais e como resultado tivemos um maior engajamento dos colaboradores em todos os níveis da empresa, trabalhando na gestão participativa por resultados”, comentou.

Para saber mais sobre os programas oferecidos pela CMP, clique aqui.

#compartilhe

Share on facebook
Share on linkedin
Share on twitter
Share on email