Entenda o papel dos conselheiros para a inovação das empresas

A inovação é uma busca constante das empresas. Quero ser competitivo, busco o desenvolvimento, portanto estou sempre de olho em inovações. Mas você sabe qual é o papel dos conselheiros para inovar? Acompanhe a seguir os detalhes. Ao final do artigo, destacamos um convite para o Programa de Desenvolvimento de Conselheiros.

Conselheiros na minha empresa

Os conselheiros devem promover uma cultura organizacional que valorize a inovação. Isso inclui incentivar a experimentação, aceitar o fracasso como parte do processo de aprendizado e recompensar iniciativas inovadoras.

Empresas com uma cultura de inovação consistente superam seus concorrentes em termos de crescimento e performance financeira.

“Os conselheiros trazem uma visão externa e imparcial, capaz de identificar oportunidades e riscos que muitas vezes passam despercebidos pela equipe no dia a dia. Como conselheiros, temos a responsabilidade de desafiar o status quo, promover a inovação e assegurar que a empresa esteja alinhada com as melhores práticas de governança”, explicou Marcus Campos, Diretor da CMP Business Solutions, empresa associada à Fundação Dom Cabral.

“A presença de conselheiros bem preparados é um diferencial competitivo que impulsiona as empresas para novos patamares de performance e resiliência”, acrescentou.

4 pilares fundamentais

Quando falamos sobre esse tema, precisamos relembrar de quatro pilares fundamentais que você precisa desenvolver para se qualificar como um bom conselheiro: Saber, Fazer, Refletir e Relacionar.

  • Saber: Construa seu repertório, tratando os temas e conceitos que o conselheiro precisa conhecer e aprender nos campos da Governança e da Gestão.
  • Fazer: Trate de um conjunto de práticas e habilidades que o conselheiro precisa desenvolver para atuar. Inclui o aspecto comportamental — o que é esperado de um indivíduo que atua no papel de conselheiro.
  • Refletir: Aprenda através de oportunidades e ambiente favorável à reflexão crítica e profunda sobre o papel do Conselho e do conselheiro, suas responsabilidades e atribuições perante os diversos stakeholders da empresa.
  • Relacionar: Aprenda com o grupo e forme uma rede de contatos forte e duradoura, gerando compartilhamento, parcerias e negócios.

Medindo o resultado da inovação

Estabeleça métricas claras para avaliar o desempenho das iniciativas de inovação. Isso pode incluir indicadores como o número de novos produtos lançados, patentes registradas e o retorno sobre investimento em projetos de inovação.

Os conselheiros também devem apoiar a transformação digital da empresa, garantindo que as estratégias de tecnologia estejam alinhadas com os objetivos de inovação. Isso inclui investir em novas tecnologias e capacitar a equipe para usá-las efetivamente.

Incentive a criação de um ecossistema de inovação que envolva não apenas a empresa, mas também clientes, fornecedores, parceiros e até concorrentes. A colaboração em um ecossistema ampliado pode gerar ideias disruptivas e soluções inovadoras.

Já ouviu falar em PDC?

PDC é o Programa de Desenvolvimento de Conselheiros da Fundação Dom Cabral, a 7ª melhor escola de Negócios do mundo. O programa será realizado presencialmente no interior de São Paulo nos meses de setembro e outubro de 2024 (saiba mais abaixo). É voltado para conselheiros, acionistas, executivos ou profissionais de empresas familiares em busca de desenvolvimento.

Quem já passou por essa experiência deixa os seguintes relatos:

“Estamos presenciando uma grande mudança no cenário corporativo. Com a profissionalização da gestão. Com o PDC, você consegue ter uma visão muito abrangente dessa mudança. E com professores que fazem isso na prática. Além do networking incrível”, afirmou Gilvan Bueno, Gerente da Órama Dist. de Títulos e Valores Mobiliários.

Carmen Raygaga, VP e RH do ICL Group na América do Sul, também fez elogios: “Super recomendo. Não apenas para quem quer ser conselheiro. Mas de verdade para qualquer executivo que busque um desenvolvimento na carreira”.

“Fazendo um antes e depois do programa, eu vejo que agora eu sinto mais segurança para falar sobre governança. De ministrar, aplicar na empresa e trazer para dentro da nossa corporação”, observou Karin Lin, Gerente Proprietária da York Solutions & Strategy.

Quer saber mais sobre o PDC 2024? Então clique aqui.

  • Carga horária: 53h + 53h = 106h
  • De 23 a 27 de setembro de 2024 (módulo 1)
  • De 21 a 25 de outubro de 2024 (módulo 2)
  • Local: Cabreúva – SP Japy Golf Resort

#compartilhe

Informe os dados abaixo para assistir a apresentação:

.