PDC - Programa de Desenvolvimento
de Conselheiros da Fundação Dom Cabral

Você mais preparado para o exercício eficaz do papel de conselheiro

A 7ª melhor escola de Negócios do mundo traz para o interior de São Paulo um dos mais importantes programas de conselheiros ministrados por:

Haroldo
Mota

Jairo Laser
Procianoy

Dalton
Sardenberg

Bernardo
Portugal

Paulo
Vicente

Carlos
Arruda

Vantagens do Programa de
Desenvolvimento de Conselheiros

  • Experiência presencial;
  • Foco na articulação dos campos da governança e da gestão;
  • 106 horas de imersão profunda;
  • Reflexão profunda e desenvolvimento de uma base sólida de fundamentos sem perder a articulação com a aplicação prática;
  • BOARD CASE: simulação prática e instigante das etapas de preparação e execução de uma reunião do Conselho de Administração.

Ao se desenvolver com o Programa da Fundação Dom Cabral,
você será capaz de se destacar em 4 pilares:

SABER

Construa seu repertório, tratando os temas e conceitos que o conselheiro precisa conhecer e apreender nos campos da Governança e da Gestão.

FAZER

Trate de um conjunto de práticas e habilidades que o conselheiro precisa desenvolver para atuar. Inclui o aspecto comportamental — o que é esperado de um indivíduo que atua no papel de conselheiro.

REFLETIR

Aprenda através de oportunidades e ambiente favorável à reflexão crítica e profunda sobre o papel do Conselho e do conselheiro, suas responsabilidades e atribuições perante os diversos stakeholders da empresa.

RELACIONAR

Aprenda com o grupo e forme uma rede de contatos forte e duradoura, gerando compartilhamento, parcerias e negócios.

Com o PDC você vai ter:

  • COMPREENSÃO DO CENÁRIO, dos fundamentos e das melhores práticas de governança corporativa sob um enfoque multidisciplinar.
  • CONHECIMENTO DOS OBJETIVOS e responsabilidades do Conselho de Administração e da sua dinâmica de funcionamento.
  • CARACTERIZAÇÃO DO PAPEL DO CONSELHEIRO, suas atribuições, responsabilidades e riscos inerentes.
  • DESENVOLVIMENTO DE HABILIDADES e atitudes necessárias ao papel de conselheiro em exercícios práticos.
  • POTENCIALIZAÇÃO DO DESEMPENHO DO CONSELHO DE ADMINISTRAÇÃO, criando condições para influenciar os resultados da empresa.
  • LIDERANÇA NAS TRANSFORMAÇÕES DE NEGÓCIO E ORGANIZACIONAIS alinhadas às estratégias e mudanças no contexto global.
  • APRENDER COM O GRUPO E FORMAR UMA REDE DE CONTATOS FORTE E DURADOURA, que gere compartilhamento, parcerias e negócios.

Veja o que dizem os executivos
que já vivenciaram essa experiência!

Você vai se desenvolver com os melhores no assunto*

Mestre em Direito Comercial pela Universidade Federal de Minas Gerais – UFMG. Atua nas áreas de Direito da Empresa e da Economia, Fusões e Aquisições, Governança Corporativa, Direito Societário/Planejamento Patrimonial e Sucessório, Venture Capital e Private Equity Term sheets, M.O.U.’s e Acordo de Acionistas) e com Mediação e Arbitragem.

Professor na área de Inovação e Competitividade e Gerente Executivo do Núcleo de Inovação e Empreendedorismo da Fundação Dom Cabral. Possui Doutorado em Negócios Internacionais pela University of Bradford no Reino Unido e Mestrado em Administração pela Universidade Federal de MG. Coordenador, no Brasil, dos estudos do World Competitiveness Yearbook do IMD e do Global Competitiveness Report do World Economic Forum. Foi presidente do conselho do UNICOM e membro do Global Council on Talent and Diversity. É autor e coautor de diversas publicações no Brasil e no exterior.

Professor na Fundação Dom Cabral, nas áreas de Governança Corporativa, Compliance e Ética Empresarial, Gestão de Empresas Familiares e Gestão Estratégica. Atualmente atua como Orientador Técnico do Programa Parceiros para Excelência (PAEX). Foi executivo no Grupo Gerdau e no Grupo Korf. Dalton tem Doutorado em Governança Corporativa pela Universidade de Birmingham e Mestrado em Engenharia da Produção, com ênfase em Gestão de Negócios pela Universidade Federal de Santa Catariana.

Graduada em Psicologia pela Universidade Federal de Minas Gerais e detentora de diversos títulos de especialização. Especialista em temas relacionados a Empresas Familiares e a Governança Corporativa. Nos últimos 25 anos, atuou como mediadora de conflitos e consultora destas empresas, em trabalhos relacionados a Sucessão Empresarial (Patrimonial e na Gestão), construção e elaboração de Acordos Societários e Protocolos Familiares, estruturação e aperfeiçoamento da Governança Corporativa, tendo atuado como consultora de Conselhos de Administração de várias empresas de médio e de grande porte. Além de ter participado como membro de Conselhos de Administração de diversas empresas, além de autora de livros e artigos sobre o tema.

Mestrado em administração de empresas pelo Instituto Presbiteriano Mackenzie/SP, em 2007, MBA pela FDC, em 2000 e curso de extensão em Gestão da Inovação, pela Universidade de Stanford em 1999. Já atuou em empresas como SSA, IBM e Itautec, entre outras. É membro do GEAD (Grupo de Excelência em Gestão Financeira) do CRA/SP, investidor anjo associado à Anjos do Brasil. Autor de livros, trabalhos técnicos e científicos, publicados no Brasil e no exterior.

Mestre em Finanças, pela Fundação Getúlio Vargas — FGV e Especialista em Finanças Internacionais, pela George Washington University, Washington DC. Membro do Conselho de Administração do Grupo Santa Cruz e da Empresa Microcity. No IBMEC foi Coordenador dos MBA’s de Finanças e de Gestão de Negócios e Professor na área de Finanças Corporativas. Atuou como Gerente Financeiro e de Planejamento da TIM. Foi Diretor Financeiro na Telemig Celular e Gerente Financeiro da Telemar Minas. Sua área de interesse em pesquisa é a de Finanças Corporativas. É também coautor dos livros: “Finanças Corporativas — Teoria e Prática Empresarial no Brasil”, Editora Campus e “Mercado Financeiro — Uma Abordagem prática dos principais produtos e serviços”, Editora Campus.

Mestre em Administração — Gestão e Inovação pela PUC-MG e possui formação executiva pela Harvard Business School, INSEAD, UC-Berkeley, Carnegie Mellon e Singularity University. É diretor do Conselho Empresarial do IPMA Brasil, membro da APM — Association for Project Management (UK) e do Conselho Consultivo da Revista Mundo PM. É autor dos livros: Da Estratégia Ágil aos Resultados e O Líder e seu Legado.

Doutor em Administração de Empresas, pela Universidade de São Paulo — USP, 1994. Mestre em Administração de Empresas, pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul — UFRGS, 1991. Especialista em Administração de Empresas, pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul — UFRGS, 1983. Professor associado da Fundação Dom Cabral desde 2007. Professor visitante da School of Business – Georgetown University, Washington/DC, 1994.

Graduado em Psicologia, pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo — PUC/SP. Conferencista nacional e internacional em Psicologia do Desenvolvimento aplicada à Administração e à Educação. Fundador e Principal Titular da Ethos Desenvolvimento — SP. Autor de diversos artigos e livros na área de Psicologia do Desenvolvimento aplicada à Educação e à Administração de Negócios e Instituições.

Doutorado em Administração de Empresas e mestrado em Administração Pública. É formado em Engenharia Elétrica pelo IME. Foi Sub-Secretário de Planejamento da Secretaria de Estado de Planejamento e Gestão do Rio de Janeiro (SEPLAG-RJ) de 2007 a 2009. Sua experiência profissional abrange os setores governamental, defesa, aeroespacial, educação e energia. Foi também Capitão do Exército Brasileiro de 1990 a 2002. Fez parte do Global Colloquium in Participant Centered Learning (GLOCOLL), da Harvard Business School em 2012. Atuou como consultor para a BAT (British American Tobacco), IADB/BID, Petrobrás, Shell, e o Departamento de Comércio dos Estados Unidos. Foi membro da Strategic Planning Society (SPS — UK), e é membro fundador do Strategic Management Forum. É autor do livro eletrônico ‘Emerging Markets Report, publicado pela AVEC Editora, e dos livros ’Jogos de Empresas’ (Pearson/Makron Books), ‘Jogos e simulações de Empresas’ (Alta Books), e ‘Gestão Pública Contemporânea’ (Alta Books). Foi classificado em 29º lugar no prêmio Best Business Professor promovido pela The Economist Intelligence Unit em 2012 – 2013.

Profissional da área de desenvolvimento empresarial e organizacional, com formação superior em Administração de Empresas, MBA em Economia pela Universidade de São Paulo e especialização em Planejamento e Sistemas de Informação. Realizou trabalhos em mais de uma centena de empresas nacionais e multinacionais com estágio de maturidade e porte diversos. Atua como membro de conselho consultivo e de administração de empresas, tendo como foco a evolução da governança, estratégia, inovação e gestão de resultados, visando sempre o alinhamento da cadeia de agregação de valor aos negócios da empresa. É coautor do Livro A Disciplina e a Arte da Gestão das Mudanças nas Organizações — Como Integrar Estratégias e Pessoas; Ed Campus.

MBA, pela Indiana University, Bloomington, IN, USA, 1988. Mestrado em Controladoria, pela Universidade de São Paulo — USP, 1983. Graduação em Administração de Empresas, pela Fundação Getúlio Vargas — EAESP/FGV, 1976. Professor Convidado da Fundação Dom Cabral. CFO da Holding Equipav, 2012 – 2014. CFO e Diretor de Relações com Investidores da Tecnisa S.A, 2010 – 2012.

Atua nas áreas de gestão estratégica e mercadológica. Nos últimos 12 anos, coordenou a formulação e execução de planejamentos estratégicos e programas de crescimento em mais de 100 empresas, dos mais diversos setores de atividade. É Mestre em Administração pela Faculdade Novos Horizontes, Master of Business Administration pela Heriot-Watt University — Edimburgo/ Reino Unido e Bacharel em Relações Internacionais pela Universidade de Bruxelas/ Bélgica. Participou ainda de diversos projetos de internacionalização e de cooperação internacional, assim como de processos de preparação para M&A. Participa de Conselhos de Administração como conselheiro independente.

Doutor em Teologia pela Pontifícia Universidade Gregoriana de Roma e mestre em Teologia Bíblica, pela PUC-Rio. Fez MBA Executivo pelo Instituto de Pós — Graduação e Pesquisa em Administração da Universidade Federal do Rio de Janeiro, pela COPPEAD/UFRJ. Atua em instituições como Vale, Nestle, Bradesco, BNDES, Sesc, Sebrae, TV Globo, Seleção Brasileira Masculina de Vôlei, GE Aviation, Petrobras, Itaú, Embrapa, Coca-Cola, Unilever, Vivo e Oi, entre outras. Atua na implementação de Programas de Responsabilidade Social, Mapeamento de Talentos e Desenvolvimento de Lideranças segundo modelo de Gestão do Conhecimento.

*corpo docente sujeito a alterações

O Programa de Desenvolvimento de Conselheiros
FDC foi desenvolvido para:

CONSELHEIROS

Que querem e precisam ampliar repertório para melhorar as tomadas de decisão.

ACIONISTAS, EXECUTIVOS OU PROFISSIONAIS

Com grande experiência que desejam se posicionar como conselheiros e aproveitar a demanda estratégica que o mercado oferecerá mundialmente.

EMPRESAS
FAMILIARES

que desejam constituir um bom conselho de administração para que os negócios retomem o crescimento.

O que você vai aprender com o PDC – Programa de Desenvolvimento de Conselheiros FDC:

Governança Corporativa:

  1. Cenários e evolução da governança corporativa no Brasil e no mundo.
  2. Questões centrais da governança corporativa e dos Conselhos de Administração.
  3. Estrutura de Governança Corporativa: papéis e relacionamento entre os diversos órgãos da governança.

Conselho de Administração (CAD). Conceito e relevância:

  1. Papéis, responsabilidades e competências do CAD.
  2. Aspectos éticos do Conselho e dos conselheiros.
  3. Aspectos legais, responsabilidades e riscos jurídicos.
  4. Melhores práticas dos Conselhos de Administração.

Relações entre Acionistas, Conselho e Gestão Executiva:

  1. Principais conflitos de agência.
  2. Expectativas dos acionistas e a comunicação com o CAD.
  3. Diretrizes estratégicas, contratação e acompanhamento de resultados com a Diretoria Executiva.

Estrutura e processos de funcionamento:

  1. Macroestrutura, composição do CAD e perfil dos conselheiros.
  2. Agenda anual, planejamento e realização das atividades.
  3. rocesso de avaliação do CAD.
  4. Funcionamento dos comitês.
  5. Regimento interno e código de conduta.
  6. Relação Conselho de Administração e CEO.
  7. A contratação de resultados do CEO.
  8. Remuneração e avaliação do CEO.

Visão econômico-financeira

  1. Análise financeira.
  2. Gestão de risco.
  3. Mercados de capitais.
  4. Fontes alternativas de financiamento.
  5. Fusões, aquisições e joint venture.

Alinhamento estratégico

  1. Desenvolvimento empresarial.
  2. Cenário emergente e seus desafios.
  3. Criação e sustentação de vantagem. competitiva

PRÓXIMA TURMA PRESENCIAL

MÓDULO 1

  • Carga horária: 53h

QUANDO ACONTECE?

  • 20 a 24 de maio de 2024

MÓDULO 2

  • Carga horária: 53h

QUANDO ACONTECE?

  • 17 a 21 de junho de 2024

LOCAL:

  • Atibaia (SP)
    Tauá Resort & Convention Atibaia
    SP-65, Rod. Dom Pedro I, Km 86

Prepare-se para atuar ou se aperfeiçoar dentro
de um conselho com as melhores práticas.

5x R$ 5.390,00*

Forma de pagamento: Boleto ou cartão

*Neste valor não estão inclusas despesas de hospedagem, transporte e alimentação.

QUEM SOMOS

Excelência em Soluções Empresariais e Educacionais

Aqui na CMP temos uma vasta experiência em desenvolvimento empresarial e governança, capacitando executivos, para garantir perpetuidade, valorização das empresas e famílias empresárias.

Conte conosco para atuar em sua organização nas áreas de: Governança, Valuation de empresas, Planejamento Estratégico e projetos de gestão nas principais áreas: vendas, processos, transformação digital, finanças, projetos, pessoas, marketing e vendas.

Preencha o formulário e vamos conversar sobre o Programa de Desenvolvimento de Conselheiros – PDC.