Como sair na frente com o Employee Experience

O termo Employee Experience vem ganhando cada vez mais destaque no cenário empresarial. A tradução é Experiência do Funcionário. É definida como um conjunto de sentimentos psicocognitivos sobre os benefícios experienciais do emprego. Ou seja, o funcionário avalia qual é a experiência de trabalhar para determinada empresa.

Mas como as empresas podem sair na frente nessa avaliação? Como conquistar uma nota positiva dos funcionários na avaliação do emprego? Falamos sobre essas e outras curiosidades do Employee Experience aqui neste artigo a seguir.

EX chegou para ficar

A sigla UX é mais famosa em tempos de aplicativos na internet. User Experience é a experiência do usuário que baixa o aplicativo da sua empresa. A navegação é boa? Resolve meu problema? Há ferramentas importantes? Tenho uma boa experiência com esse app? Ok!

Já a EX – Employee Experience – chega para diferenciar as grandes empresas. Os melhores talentos e melhores funcionários vão procurar as empresas que apresentam as melhores notas de EX.

A minha empresa oferece benefícios diferenciados. Não temos alta rotatividade de pessoas. Os níveis insatisfatórios estão ajustados. O propósito é bem claro. Portanto, meu EX estará elevado.

“O Employee Experience é um diferencial também para as pequenas e médias empresas. Com esse conceito em mãos, você oferece os diferenciais necessários para conseguir reter os melhores talentos para o seu time. O líder e gestor precisa entender bem como vai avançar cada vez mais com o EX do seu time”, orientou Marcus Campos, Diretor da CMP Business Solutions, empresa associada à Fundação Dom Cabral.

Pesquisa EX

De acordo com pesquisa da “Metallia”, empresa de gestão de experiência, 50% dos funcionários que deixaram o seu emprego em 2022 tomaram essa decisão mesmo sem terem um novo trabalho em mente. Ou seja, 60% disseram que se sentiam esgotados (síndrome de burnout) e emocionalmente exaustos em seus últimos empregos.

“Precisamos mensurar a experiência do funcionário para mudar esse paradigma de que a decisão do líder não influencia no funcionário diretamente. O estudo possibilita a tomada de decisões orientada por dados e pela voz do colaborador”, explicou Melissa Arronte, líder de Prática Global de Experiência do Funcionário da Medallia.

EX na prática

O Employee Experience começa logo na entrevista de emprego. E só se encerra no desligamento do funcionário daquela empresa. Mas quais são os resultados alcançados na prática? Especialistas em EX explicam que a experiência do colaborador está diretamente ligada aos níveis de produtividade na empresa.

Segundo relatório do “The Financial Impact of a Positive Employee Experience”, publicado em 2018 pela IBM, as empresas com EX superior possuem o triplo de retorno sobre ativos (ROA) e o dobro de retorno sobre as vendas (RSV ou margem líquida). Esses dados corroboram que uma boa experiência é capaz de impactar os resultados da empresa na prática.

Aprimorando o EX na minha empresa

Está na hora de mergulhar neste assunto e entender como uma boa gestão e uma boa liderança podem fazer a diferença na Experiência do Funcionário da sua empresa.

O nosso convite é para que você acesse os programas disponíveis pela CMP Business Solutions na área empresarial. Como o Programa Liderança de Impacto, por exemplo, que promove o desenvolvimento de líderes de vanguarda, que conseguem alinhar propósitos pessoais com propósitos organizacionais, capazes de explorar o potencial de suas equipes e sustentar resultados de excelência.

Acesse as páginas específicas da CMP para o seu desenvolvimento, para o desenvolvimento da sua empresa e também para o desenvolvimento da sua família empresária.

#compartilhe

Share on facebook
Share on linkedin
Share on twitter
Share on email