Estratégia na prática neste início de ano! Conheça 3 passos fundamentais

Qual estratégia você vai colocar em prática neste ano? – seja na sua empresa ou na sua carreira profissional. A seguir vamos nos aprofundar no tema Estratégia, um dos módulos fundamentais do Programa de Desenvolvimento de Dirigentes (o PDD) da CMP Business Solutions, empresa associada à Fundação Dom Cabral. Ao final do artigo você confere mais detalhes sobre o PDD de 2023.

Lembrando que ao falarmos de estratégia, estamos reforçando uma visão de plano, método e técnicas utilizadas para alcançar um objetivo ou resultado específico. Um exemplo famoso é o craque do xadrez, aquele que analisa todos os possíveis movimentos do jogo para se antecipar a todos eles.

Introdução ao cenário da Estratégia

A estratégia empresarial reúne propósitos, objetivos, metas, políticas e planos para concretizar uma situação futura desejada, considerando as oportunidades do ambiente e os recursos da organização.

Buscar a melhor estratégia é mobilizar a empresa como um todo; tendo o foco no médio e no longo prazo. Como a empresa pretende alcançar os objetivos almejados? A Administração Estratégica é o processo de planejar, executar e controlar – reunindo áreas específicas da empresa, como marketing, operações, pessoas e finanças.

Se você começou o ano com uma estratégia bem definida, então saiba que você largou na frente. Você passa a conhecer as potencialidades e limitações da empresa, a sua razão de existir, as falhas que podem ser evitadas, além de conhecer os melhores caminhos a serem percorridos em busca dos objetivos.

Planejou? Coloque em prática!

“Pensar sempre de forma estratégica é fundamental para quem quer alcançar o sucesso empresarial. Você estará preparado para sobreviver às mudanças constantes do mercado e todas as suas particularidades – sejam mudanças políticas, mudanças econômicas, crises, entre outras questões”, orientou Marcus Campos, Diretor da CMP Business Solutions.

1: Saiba quais são as suas prioridades. O objetivo da empresa precisa ser claro e simples.

2: Analise os dados. É fundamental rever seus processos, fluxos e desempenhos. Mantenha uma rotina de alinhamento geral com a equipe para o amplo conhecimento do atual momento da empresa.

3: Avaliação da estratégia. Analisando pontos fortes e fracos, quais são as oportunidades e ameaças e como a estratégia será colocada em prática.

Modelos de Estratégia

Aqui podemos destacar diferentes modelos de Estratégia que podem ser implementados durante o ano. Começamos com a Estratégia de Crescimento (aumentar lucros, vendas e participação do mercado). E seguimos destacando Estratégia de Estabilidade (concentrando operações e esforços na realidade atual da empresa); Estratégia de Redução (a sobrevivência está desafiadora); Estratégia de Crise (sobrevivendo à instabilidade); entre outras.

Desenvolvimento agora!

O PDD, da CMP Business Solutions, apoia gestores e empresas no desenvolvimento do pensamento estratégico, na formulação, execução e gestão de estratégias e no desenho de modelos de negócios e estruturas organizacionais que sustentam e potencializam as estratégias definidas.

Com o Programa de Desenvolvimento de Dirigentes você se torna um profissional visionário, com habilidades estratégicas para aplicar conceitos e metodologias que, juntas, potencializam o alcance de resultados.

Saiba mais aqui em Soluções para o seu Desenvolvimento.

#compartilhe

Share on facebook
Share on linkedin
Share on twitter
Share on email