Entenda BSC e OKR e saiba qual escolher

Explicamos o que é BSC; o que é OKR; descubra qual é a melhor escolha para a atual realidade da sua empresa. Falamos sobre estratégias de gestão de negócios.

O que é BSC. O que é OKR. Qual a diferença de BSC e OKR. E qual é a melhor opção para a realidade da sua empresa. Detalhamos as diferentes estratégias de negócios neste artigo. E explicamos por que o Google, com OKR, transformou seus resultados tão rapidamente.

BSC: longo prazo

Balanced Scorecard, ou Indicadores Balanceados de Desempenho, é uma metodologia de medição e gestão de desempenho desenvolvida em 1992 pelos professores de Harvard, Robert Kaplan e David Norton. Empresas do mundo inteiro utilizam a metodologia BSC desde então para alcançarem os melhores resultados.

“BSC é mais indicado em planejamento a longo prazo. Uma estratégia olhando para daqui a dois, três anos, por exemplo. Aquela semente plantada, aquele investimento ou projeto estratégico com foco lá na frente”, analisou Marcus Campos, Diretor da CMP Business Solutions, empresa associada à Fundação Dom Cabral no Vale do Paraíba e Alto Tietê.

Balanced Scorecard (BSC) em gestão estratégica reúne objetivos estratégicos e resultados avaliados através de métricas. Métricas, as measures no BSC, ajudam a avaliar se estamos tendo sucesso nessa busca pelos objetivos traçados.

A arte abaixo exemplifica 4 perspectivas de planejamento do BSC.

1: Financeiro. Para ter sucesso, quais devem ser os resultados para os acionistas e investidores?

2: Cliente. Para alcançar nossa visão, como devemos ser vistos pelos clientes e como gerar valor?

3: Processos internos do negócio. Para satisfazer os clientes, em quais processos devemos nos sobressair, como ganhar eficiência.

4: Crescimento e aprendizado. Como sustentar a habilidade de mudar e progredir? Retendo os melhores talentos na empresa?

Ao definir Balanced Scorecards, os objetivos são geralmente definidos com um horizonte a longo prazo. A partir daí definem seu roadmap de iniciativas.

OKR: curto prazo

A sigla ORK significa Objectives and Key Results (Objetivos e Resultados Chave). Trata-se de metodologia utilizada por empresas para medir os resultados de um determinado período. O objetivo da OKR é organizar resultados e metas das empresas. A criação é atribuída a Andrew Grove, chamado de Pai do OKR. Trabalhou na década de 70 na Intel com a implementação da metodologia.

OKRs compreendem uma meta clara definida. E um ou mais resultados chaves. A meta é encontrar ações concretas, específicas e mensuráveis.

“OKR é para atender o curto prazo. Ciclos mais curtos. Você pode trabalhar por trimestres, com prazos mais imediatos e um time engajado em prol do objetivo. Principalmente em tempos de crise, os objetivos e as metas das empresas mudam com mais frequência. Então OKR tem essa flexibilidade necessária para o que está logo ali. Problema sério no fluxo de caixa na empresa, tem que ser resolvido imediatamente, cria-se um time e um OKR específico e não posso utilizar BSC pensando a longo prazo para esta situação”, destacou Marcus Campos.

Definindo os objetivos de OKR, observamos:

Objetivos precisam ser claros e de fácil memorização. Sucinto. Simples. A leitura deve ser rápida, garantindo ao leitor que grave praticamente instantaneamente. Esses objetivos podem e devem se adaptar a fim de se adequarem à cultura da empresa e seus funcionários. Uma curiosidade: gírias e jargões internos são bem-vindos.

Quais são as características de bons key-results? Ao se definir as KRs (Resultados chave), há os seguintes pontos a serem observados.
Um objetivo bem feito tem de 3 a 5 KRs. Mais que isso, atrapalha o foco. E cada KR deve ser motivador e desafiador de ser cumprida. Se a sua realização for algo sem riscos, não se justifica a sua presença.

Quem popularizou a metodologia de OKRs no Vale do Silício?

Aqui estamos falando do Google. A gigante de tecnologia, com Larry Page (CEO), iniciou a metodologia OKR em 2011, com ciclos de seis meses a um ano. Conforme publicou em sua biografia, Larry Page conseguiu multiplicar os resultados de sucesso da empresa a curto e longo prazo.

Com o Google como exemplo positivo no mercado mundial, o OKR passou a ser visto com bons olhos por várias empresas do Vale do Silício. Veio então a popularização mais global da metodologia.

OKR ou BSC

A dica da CMP Business Solutions é encontrar uma solução híbrida entre as duas metodologias, de acordo com a necessidade de cada empresa. Se há urgências para o curto prazo, a melhor opção é o OKR. Trabalhando com planejamento estratégico a longo prazo, podemos falar de BSC e ambos podem ser combinados.

O fundamental é ter a flexibilidade para se transformar de acordo com os sinais da empresa. A CMP reúne resultados positivos com OKR e BSC com diferentes clientes. Nossa equipe de atendimento aguarda o seu contato para esclarecer possíveis dúvidas sobre OKR e BSC. Até mais 🙂

#compartilhe

Share on facebook
Share on linkedin
Share on twitter
Share on email