Os negócios vivem em constante evolução e é caracterizado por sua dinâmica de instabilidades. Mas se as mudanças acontecem a todo momento, por que é relevante planejar o futuro mesmo sabendo que durante a caminhada estaremos expostos a todo tipo de imprevistos?
O planejamento estratégico (PE) é o ponto inicial para todas as ações que uma empresa realizará ao longo de um período para chegar na visão de futuro desejada.
Com o PE, a empresa administrará melhor o tempo e recursos para a estratégia de negócio, focando no que realmente importa a longo prazo, ou seja, aquilo que vai trazer mais prosperidade à empresa.
O planejamento estratégico auxilia na compreensão das mudanças do ambiente interno e externo a organização, pois mapeia problemas que podem surgir ao longo do caminho e a identificar oportunidades de melhoria. Portanto, mesmo que o mercado esteja em constante transformação, isso não invalida a necessidade de ter um plano que direcione os esforços da organização.
Diferente do que alguns imaginam, é justamente a existência do planejamento estratégico que torna a organização mais preparada para as mudanças, pois ele prevê todo um processo de construção, análise e validação contínua da estratégia da empresa.
Por outro lado, a ausência de planejamento abre espaço para inúmeras possibilidades e a organização pode acabar se perdendo nas iniciativas, pois as opções de ações e tomadas de decisão são muito variadas.
Requisitos para o Planejamento Estratégico de Sucesso:
1. Desenhar a Identidade Organizacional, bem como o propósito
O planejamento estratégico resume o propósito da organização porque mostra tanto o presente como o futuro, bem como as relações entre eles:
• Presente: quem a empresa é, onde está e qual o seu atual propósito de existir.
• Futuro: quem a empresa deseja ser daqui a alguns anos e aonde quer chegar.
• O caminho do presente até chegar ao futuro: o que precisa ser feito para chegar na visão de futuro.
• Alinhamento sobre o caminho: quem faz o que para atingir o propósito e como monitorar o percurso para atingi-lo.
Ter esses pontos bem definidos construídos pela liderança faz com que todos tenham uma convergência de ações.
2. Deixar a Estratégia Transparente e clara
Para que a estratégia realmente funcione ela precisa ser simples, clara, fácil e resumida:
• Simples: oposto de complicado; simplicidade difere de simplismo, que despreza aspectos essenciais do objetivo.
• Clara: tornar compreensível, elucidar o que alguma coisa representa.
• Fácil: aquilo que é factível, possível de executar sem dificuldades.
• Resumida: curta, breve, sintetizada.
3. Desdobramento da execução da estratégia
O planejamento deve detalhar a execução da estratégia:
• Objetivos estratégicos: são os desdobramentos dos temas estratégicos, aquilo que é necessário para concretizá-los.
• Indicadores estratégicos: também chamados de KPIs (indicadores-chave de performance), são unidades de medida que mensuram o desempenho dos objetivos estratégicos.
• Iniciativas estratégicas: são as ações que precisam ser feitas para chegar nas metas dos indicadores que satisfazem os objetivos estratégicos. Geralmente são projetos ou programas que serão realizados pela empresa.
4. Engajamento do time na busca pela visão de futuro
As pessoas precisam compreenderem o porquê elas devem perseguir um objetivo, caso contrário dificilmente trabalharão visando as consequências de longo prazo. Normalmente, a falta de conhecimento sobre os benefícios de uma ação implica em quedas na produtividade e colaboradores insatisfeitos.
Se as pessoas devem acreditar que a estratégia é possível, elas para investir tempo e energia em coisas que fazem sentido para elas, dando o melhor de si para atingir o propósito. Afinal, ninguém deseja empregar esforços em vão.
A existência de uma motivação contínua vai depender se as pessoas entendem, gostam e compartilham a visão de futuro da empresa.
Por isso o planejamento estratégico se justifica: ele ajuda a disseminar informações importantes e a convencer que a estratégia é possível, facilitando o processo de decisão e reduzindo conflitos.
Resumo
Fazer um planejamento estratégico que seja concreto, útil e assertivo tem sido um desafio para muitas empresas, pois exige disciplina e persistência. É por meio dele que as ações imediatas são transformadas em ações planejadas, direcionando todos os esforços em prol de um bem comum e desenvolvendo o pensamento sistêmico na organização.
Um bom planejamento estratégico aproxima a empresa do seu desejo, aumentando a probabilidade dele se tornar realidade. Além disso deixa o ambiente mais integrado e alinhado, as pessoas passam a falar uma linguagem comum e assim fica mais fácil todos trabalharem na mesma direção.
Conheça nossos programas para empresas que buscam melhores resultados e gestão de excelência. Clique aqui para mais informações.