PARCERIA PARA O DESENVOLVIMENTO DE ACIONISTAS - PDA

Programa com o objetivo de contribuir para o desenvolvimento de empresas familiares.

Apresentação

Com o intuito de preservar e maximizar o patrimônio e facilitar a performance e a continuidade dos negócios, a FDC promove a Parceria para o Desenvolvimento de Acionistas – PDA em âmbito nacional, especialmente formatado para atender as empresas familiares e famílias empresárias que estão localizadas em regiões do Brasil onde não existe a oferta do programa PDA da FDC.

Essa parceria possibilita o amadurecimento das famílias proprietárias de empresas para melhor conduzirem seus negócios. A partir de aporte conceitual de alta relevância e troca de experiências entre os participantes promoveremos um alinhamento de percepções, responsabilidades, prerrogativas, direitos e estratégias adequadas às suas famílias e empresas.

Participantes

Grupos familiares acionistas de empresas de médio porte do Brasil (mínimo de dois participantes por empresa).

Metodologia

Aulas expositivas, apresentação de cases, debates, dinâmicas de grupos e integrações fora de sala de aula, promovendo o desenvolvimento do conhecimento, a integração e o networking entre os grupos familiares participantes.

Resultados

Desenvolvimento de famílias empresárias em âmbito nacional focando nos pilares Governança, Sucessão, Patrimônio e Relacionamento.

Metodologia

O PDA usa como metodologia entrevistas com os membros familiares, aportes conceituais, troca de experiências e foco na aplicação prática do conhecimento, em um processo que ocorre em etapas específicas.

Logo no período inicial, os participantes responderão a perguntas a respeito de questões da família, do patrimônio e da gestão, além de uma entrevista coletiva com todo o grupo familiar. A análise desse material oferecerá um diagnóstico da família empresária, que servirá como base para o desenvolvimento de um Planejamento Estratégico Familiar.

Com o Planejamento Estratégico Familiar em mãos, cada família terá seu plano de ação com monitorias para desenvolver conforme suas necessidades específicas. Ao longo do Programa, as famílias participantes receberão a aplicação prática do conhecimento com especialistas da FDC, de maneira a favorecer a resolução de suas questões particulares, que podem envolver a construção do acordo de acionistas, a coesão familiar, o desenho e a implantação da governança corporativa, o planejamento patrimonial, entre outros.

O aporte conceitual se dará por meio do desenvolvimento de até 14 módulos presenciais mensais de dois dias cada. Neles serão abordados temas de interesse geral para as famílias empresárias, como relações de confiança, mitos e valores familiares, governança corporativa, conselho de administração e de família, family office, planejamento patrimonial, direitos e deveres dos acionistas, acordo de acionistas, administração de conflitos, sucessão, finanças corporativas, valuation, mercado de capitais, gestão de fortuna, responsabilidades legais, entre outros.

Intercâmbios e atividades estruturadas de benchmarking serão realizados entre os diversos públicos da empresa familiar, promovendo a integração e a troca de experiências e discutindo os desafios específicos

Durante a realização do Programa, o grupo familiar será acompanhado e avaliado, observando-se a sua evolução.

O processo de geração de conhecimento será efetivado por meio da produção sistemática de artigos, cases, pesquisas, estudos, etc. sobre o tema “empresas familiares”.

Estrutura

Estou interessado, desejo receber mais informações