Entenda como utilizar os pensamentos Crítico e Adaptativo para liderar com relevância

Você já ouviu falar em Pensamento Crítico e Pensamento Adaptativo? O que é, afinal? E por que estão falando tanto sobre Pensamento Crítico e Pensamento Adaptativo no atual cenário do mercado de trabalho? 

Entenda a seguir como utilizar as ferramentas certas para liderar com relevância na sua empresa. Ao final deste artigo, destacamos um convite especial para o desenvolvimento da sua carreira ainda em 2023. Acompanhe!  

Pensamento Crítico

O pensamento crítico é a habilidade de analisar informações de maneira objetiva, questionar suposições e tomar decisões fundamentadas. É analítico, profundo. Para liderar com relevância, os líderes precisam incorporar o pensamento crítico em seu dia a dia de várias maneiras.

Pensamento Adaptativo

Já o pensamento adaptativo é a capacidade de se ajustar às mudanças e incertezas de forma proativa. É você se adaptar com a mente saudável. Em um mercado de trabalho que evolui rapidamente, os líderes que cultivam o pensamento adaptativo se destacam também de diversas formas. 

Liderando com Pensamento Crítico

Ao liderar com essa habilidade, você estará pronto para:

  • Decidir: Em um ambiente de negócios em constante mudança, os líderes precisam tomar decisões informadas e ágeis. O pensamento crítico permite a avaliação cuidadosa das opções disponíveis, considerando riscos e recompensas. 
  • Resolver: Problemas complexos muitas vezes requerem soluções criativas e inovadoras. O pensamento crítico permite que os líderes enfrentem desafios de forma eficaz, buscando soluções além das abordagens convencionais. 
  • Comunicar: Líderes que pensam criticamente são melhores comunicadores, pois são capazes de articular suas ideias de maneira clara e persuasiva, influenciando positivamente suas equipes e partes interessadas. 

Liderando com Pensamento Adaptativo

Ao liderar com essa habilidade, você estará pronto para:

  • Flexibilizar: Líderes adaptativos estão dispostos a abandonar práticas antigas e abraçar novas abordagens quando necessário. Eles entendem que o que funcionou no passado pode não ser adequado para o futuro. 
  • Aprender: A adaptação requer aprendizado contínuo. Líderes que buscam constantemente novos conhecimentos e experiências estão mais bem preparados para lidar com as mudanças. 
  • Mudar: Líderes adaptativos não apenas se adaptam a mudanças, mas também lideram suas equipes eficazmente durante períodos de transição. Eles comunicam a visão, fornecem apoio e mantêm a motivação. 

Colocando em prática

Para liderar com relevância, não é suficiente possuir apenas uma dessas habilidades; ambas são complementares e se fortalecem mutuamente. 

Mas como podemos integrar pensamento crítico e adaptativo? 

Os líderes devem continuamente avaliar suas estratégias e práticas, questionando se estão alinhadas com os objetivos atuais e ajustando-as conforme necessário. Promova uma cultura que valorize a inovação, o aprendizado contínuo e a busca pela excelência. Isso encorajará os colaboradores a desenvolverem pensamento crítico e adaptativo. 

E lembre-se: líderes experientes podem orientar outros em seu desenvolvimento de pensamento crítico e adaptativo, compartilhando experiências e insights. 

Opinião sobre o tema

“À medida que o cenário de negócios continua a se transformar e desafiar as expectativas tradicionais, é fundamental que os líderes estejam preparados para navegar nesse terreno incerto. E é aí que entram o pensamento crítico e o pensamento adaptativo. O pensamento crítico é como uma bússola que nos orienta através das complexidades do ambiente de negócios. Ele nos permite analisar informações de maneira objetiva, questionar pressupostos e tomar decisões informadas”, comentou Marcus Campos, Diretor da CMP Business Solutions, empresa associada à Fundação Dom Cabral, a FDC.

Ele complementa falando sobre o pensamento adaptativo: “É como um motor que nos impulsiona na direção certa quando as condições do mercado mudam. Ele nos permite ser flexíveis, aprender com a experiência e nos ajustar às mudanças rapidamente”. 

Quero liderar com relevância!

Saiba que o tema pensamento crítico e pensamento adaptativo é apenas um dos diversos pontos trabalhados na Pós-Graduação em Gestão de Negócios da FDC

Convido você a se matricular agora mesmo. Nossa instituição tem um histórico comprovado de capacitar líderes de sucesso, e essa jornada pode ser o próximo passo crucial em sua carreira. Não deixe a oportunidade passar. Junte-se a nós e esteja preparado para liderar o futuro dos negócios com confiança e inovação. 

Você pode sonhar em ser um grande líder. Ou se preparar para isso. 

Aguardamos seu contato. 

#compartilhe

Share on facebook
Share on linkedin
Share on twitter
Share on email