Ficar de olho nas tendências é uma tarefa importante para a nossa constante atualização de cenário. Na área da Educação Executiva, você sabe quais são as novidades que estão por vir em 2023 e nos próximos anos?
Aqui neste artigo reunimos uma lista com as tendências apontadas na área da Educação para a próxima década. As informações são baseadas em estudo publicado no MIT Sloan Management Review Brasil.
Neste estudo, Luís Rasquilha, CEO da Inova TrendsInnovation Ecosystem e professor da Fundação Dom Cabral (FDC), fala sobre a educação Conduzir e Guiar as pessoas para os seus próximos passos. Ele faz uma crítica ao método escolar de decorar muitas informações, mas sem a proximidade com a realidade que está no mercado de trabalho:
“Currículos pautados no desenvolvimento de competências técnicas, excesso de conteúdos, aulas meramente expositivas, métodos de avaliação e processos seletivos de entrada nas universidades pautados pela capacidade de memorizar grandes quantidades de informação. Tudo isso produziu uma educação conteudista e que foi, aos poucos, se distanciando das necessidades reais da humanidade e do mundo do trabalho. O abismo entre a escola e o mercado cresceu tanto que as empresas começaram a criar, no início deste século, as próprias universidades corporativas”, analisou o professor.
Mas quais são as tendências que precisamos ficar de olho, afinal? A escola conversando diretamente com o mercado de trabalho? Marcus Campos, Diretor da CMP Business Solutions, fala sobre os cenários que estão por vir.
“A pesquisa acadêmica se concentrará cada vez mais na solução de problemas atuais e reais. E isso é muito importante para a área empresarial. A sua equipe estará um passo à frente para as dores do mercado de trabalho real”, analisou.
Lista com as Tendências da Educação
- A contratação por competências será cada vez mais comum e relevante. Não somente formação escolar, experiência profissional. Mas competências como soft skills, por exemplo (soft e hard – saiba mais)
- Processos avaliativos que tenham como objetivo medir capacidade de memorização deixarão de existir.
- Vestibulares com os dias contados?
- Universidades corporativas terão maior relevância.
- Educação híbrida. Experiência de aprendizado não se resume ao que acontece dentro da sala de aula.
- Inteligência artificial (IA) vai ampliar atuação nas salas
- Pesquisa acadêmica com concentração na solução de problemas reais.
- Avaliações em equipe.
- Competências socioemocionais como prioridade
- Novas disciplinas incorporadas aos currículos, como futuro e tendências, criatividade, empatia e cooperação, entre outras.
- Grades e conteúdos co-criados com a participação de alunos, professores, escola e família.
- Conceito “lifelong learning” (aprendizado ao longo da vida)
- Jornadas educacionais personalizadas e direcionadas ao perfil e momento de vida de cada aluno.
- Trilhas de formação e desenvolvimento
Soluções de Governança, Gestão Empresarial e Educação Executiva
Escolhida por mais de 300 empresas e 1.200 executivos, a CMP Business Solutions acompanha as tendências da área da Educação Executiva. A empresa é associada à Fundação Dom Cabral, a FDC, considerada uma das melhores escolas de negócios do mundo. Convido você a clicar neste link e entrar em contato com o nosso time para saber mais.