A IACIT, referência da Base Industrial de Defesa do Brasil, completa 36 anos em 2022. Fundada em 1986 e com sede em São José dos Campos – SP, a empresa possui capacitação tecnológica para o desenvolvimento de produtos e sistemas aplicados ao Auxílio e ao Controle do Tráfego Aéreo e Marítimo; Defesa e Segurança Pública; Fábrica de Software; Meteorologia; além de Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação e Telemetria.
Entrevistamos o presidente da IACIT, Luiz Teixeira, que destacou curiosidades sobre o desenvolvimento da empresa. Uma das metas atuais, por exemplo, é a aceleração do alcance global da IACIT na área de Defesa e Inovação.
“Somos certificados como empresa estratégica de Defesa, pelo Ministério da Defesa do Brasil. E a internacionalização da IACIT é uma meta atual que nós temos. Acredito que flexibilidade e adaptabilidade, com o cenário global, têm sido determinantes neste planejamento que traçamos”, comentou Luiz.
A IACIT atende as três Forças brasileiras: Força Aérea Brasileira, Exército e Marinha. Um dos grandes diferenciais está na tecnologia. Há exemplos de produtos de vanguarda desenvolvidos em São José dos Campos e que se tornaram referências internacionais.
Na lista de exemplos de produtos para citarmos, temos:
· Radar Além do Horizonte, com vigilância marítima e cobertura de 200 milhas náuticas marítimas.
· Radar Meteorológico com transmissão em estado sólido – primeiro em estado sólido no mercado mundial.
· Soluções de softwares aplicados à meteorologia e ao controle do tráfego aéreo para a Força Aérea Brasileira.
· Sistema de proteção contra invasão de drones, que foi aplicado pelo Exército Brasileiro nas Olimpíadas de 2016, no Rio de Janeiro.
Desafios com a pandemia
Luiz Teixeira comentou sobre o atual cenário econômico global diante da pandemia. A instabilidade se tornou um desafio que exigiu transformação. “No passado fazíamos o planejamento estratégico olhando para curto, médio e longo prazo. Hoje mudou muito. A revisão precisa ser constante e num curto espaço de tempo. Se não tiver atenção, um olhar crítico, um monitoramente constante do planejamento estratégico, você tem problemas logo ali”, analisou.
“A gestão precisa proporcionar um controle mais rápido da situação. Com condições de adaptabilidade de acordo com a mudança de cenário. Podemos citar questões imprevisíveis alterações significativas de logística, inflação, câmbio, juros, Recursos Humanos e outros”, acrescentou.
PAEX
Dentro do PAEX (Parceiros Para a Excelência), a IACIT passou a simular cenários de curto, médio e longo prazo. O programa é da CMP Business Solutions, associada à Fundação Dom Cabral.
“Simulamos possíveis cenários que proporcionam mais rapidez na tomada de decisão. Você não consegue a exatidão que tínhamos no passado por conta da imprevisibilidade. Então a preparação do nosso grupo de líderes dentro do PAEX foi fundamental neste processo”, contou Luiz Teixeira.
Atingir a excelência na governança da empresa foi o ponto de partida da IACIT para acelerar a busca pela internacionalização dos seus produtos. O PAEX englobou disciplinas e módulos como Planejamento Estratégico, Transformação Digital, Planejamento de Sucessão, Preparação de Conselho, Trabalho de Liderança, Gestão de Projetos, Gestão de Processos, entre outras disciplinas.
“Sempre digo o seguinte: nossos pilares são Pessoas, Planejamento e Tecnologia. Com essa estrutura forte, é possível fazer a diferença. E nos dias de hoje, com toda vulnerabilidade, é fundamental ter sempre flexibilidade, agilidade e perseverança”, concluiu o presidente da IACIT.
Quer saber mais?
Para saber mais sobre a IACIT, clique aqui e acesse o site oficial da empresa.
Se você se interessou por este case, assine a nossa Newsletter para receber nossos conteúdos com antecedência. Você também pode ter o case da sua empresa contado aqui. A CMP Business Solutions oferece Soluções de Governança, Gestão Empresarial e Educação Executiva. Aguardamos os seus comentários e a sua participação aqui no nosso Blog.