Empreendedores solitários precisam criar alternativas para o compartilhamento de derrotas e vitórias na gestão do dia a dia. Entenda por que esse desabafo é importante
A liderança é solitária. Empreendedores e gestores, certamente, já ouviram essa frase em determinado momento da carreira profissional. A arte de liderar (ou de empreender) sempre foi assim. Porém, em tempos de pandemia, essa solidão dos empreendedores se tornou ainda maior em função do isolamento. A equipe está de home office. As reuniões são por vídeo. E o empreendedor ou gestor sente falta de compartilhar ideias no tête-à-tête.
A seguir explicamos por que é fundamental não se afundar na gestão 100% solitária. E reunimos dicas para empreendedores que querem colocar para fora os erros e acertos do dia a dia. Comemorar e extravasar com as vitórias profissionais. E desabafar para tirar lições das derrotas.
“A liderança é solitária. Na hora de tomar uma decisão importante para a empresa, por exemplo. Vou demitir os funcionários da minha equipe? Será que estou tomando a decisão certa? Ou ainda: aquela inovação funcionou tão bem; queria ter alguém para comentar essa vitória. O gestor precisa tomar as decisões. E colocar isso para fora, compartilhando, tem muita importância”, observou Marcus Campos, Diretor da CMP Business Solutions, empresa associada à Fundação Dom Cabral no Vale do Paraíba e Alto Tietê.
São empresários no divã. Com as tensões da crise econômica causada pela pandemia, mais do que nunca eles querem colocar para fora o que estão passando. A solidão é ainda maior entre o pequeno empresário. Afinal, muitas vezes, ele não tem sócio, gerente ou diretor dentro da companhia para a troca de informações.
“A minha empresa sou eu e eu mesmo. Ou sou eu e Deus. Às vezes desabafo com minha esposa (com meu marido). Mas ele (ela) não me entende. Será que outros empreendedores da minha área de atuação passam pela mesma coisa? Ah, mas não posso me abrir com um concorrente. Preciso passar a imagem de que está tudo bem. Não estou enlouquecendo. Eu acredito na salvação do meu negócio. Mas ninguém com quem converso acredita”.
Os diálogos acima estão frequentemente destacados por equipes especializadas que realizam diagnósticos de empresas e empreendedores. Durante a crise do coronavírus, a necessidade de conexão ficou forte. Pode ser para buscar novos negócios. Ou mesmo apoio um para quem teve de se reinventar.
Dicas para encarar a solidão
Na lista de dicas, começamos com as redes de networking para empresários. Pode ser um caminho interessante para a troca de experiências. Vale a rede social como o Linkedin. Vale o grupo formado no WhatsApp entre empreendedores. Mas mais do que isso: vale a pena buscar ajuda profissional e aprofundada sobre mentoria.
“Na CMP temos programas como o PAEX – Parceiros Para Excelência. O PAEX é uma solução para líderes com foco no aumento da competitividade e elevação dos resultados para empresas. Trabalhamos com metodologias ágeis e flexíveis que conduzem os líderes em discussões profundas de maneira customizada mas também coletiva, sobre a empresa em seu contexto e os capacitam para a gestão estratégica como um processo contínuo”, explicou Marcus.
“São programas que têm esse momento de networking, essa troca de experiências contra a solidão. Os comitês de presidentes, por exemplo. Os empresários percebem que suas dores muitas vezes são iguais, independentemente do setor. E ali, naquela conversa informal, eles descobrem soluções simples para problemas complexos. Desabafam sobre derrotas, comemoram as vitórias. Torna-se um ambiente propício não somente para a troca de experiências. Mas também para se fazer novos negócios”, acrescentou.
Mais dicas? O Sebrae, em São Paulo, criou uma mentoria gratuita de inteligência emocional para empreendedores. A oficina online é realizada pelo site do Sebrae. Acesse o site para mais informações sobre inscrições e metodologias aplicadas.
Mais dicas:
– É hora de solidificar a sua rede de networking. Envie mensagens não somente para falar de trabalho. Mas também para conversar sobre outros assuntos.
– Participe de palestras, oficinas, entre outros eventos online para a troca da experiências.
– Nas conversas com a equipe, troque as suas respostas por perguntas. Questione seu time dando abertura para a troca de opiniões e visões. Não venha com a resposta pronta e não flexível como dono da verdade o tempo todo.
– Tenha amigos e hobbies fora do trabalho. Aproveite os pequenos detalhes da vida. Dentro de uma conversa rápida no elevador pode pintar aquela ideia que vai mudar a trajetória da sua empresa.
– Cuide da sua saúde. Lembre-se: corpo saudável, alimentação saudável, mente saudável. Com esses três pilares, a gestão se torna mais efetiva porque você terá o foco necessário para as conquistas do trabalho.
Quer saber mais?
Fale com a nossa equipe de atendimento online. Aguardamos o seu contato. A CMP Business Solutions é referência nacional nas áreas de Soluções de Governança, Gestão Empresarial e Educação Executiva. Escolhida por mais de 200 empresas.