10 Piores erros que os líderes cometem à distância

Como motivar a equipe em home office? “Liderando em tempos de Zoom”. Acompanhe dicas para gerir e liderar mantendo o isolamento social.

Alertamos neste artigo quais são os piores erros que os líderes cometem à distância em tempos de coronavírus. Reunimos dicas e informações sobre como motivar a equipe à distância. Como liderar com reuniões por Zoom. Como manter elevado o grau de engajamento e performance com o trabalho de home office. Você sabe como motivar uma equipe inteira em home office? Descubra a seguir os segredos de quem fez a diferença liderando equipes remotas.

Gestão com home office

Apesar da distância física, a gestão de times remotos exige o contato mais frequente entre líderes e seus times, assim como conversas sobre feedback. “As avaliações de desempenho e análises de performance estão sendo mais recorrentes. Aquela cultura de fazer uma reunião de desempenho a cada seis meses com o gestor vai deixar de existir. Com uma gestão à distância, o contato mais frequente também é necessário”, explica Marcus Campos, Diretor da CMP Business Solutions.

Os 10 piores erros

1: Sem sair do tradicional. Empresas ou empreendedores que querem todos os funcionários trabalhando ali pertinho. Debaixo do guarda-chuva. Não acreditam no potencial do home office. Fecham os olhos para transformações e mudanças.

2: Sem criar rotina ou horário. Sabe aquele chefe que manda um pedido de relatório depois do expediente? O funcionário está de home office, mas trabalha até 18h. São 22h e ele está respondendo e-mails e com a cabeça a mil. É preciso criar rotinas, regras, um manual das melhores práticas do home office. Sempre com bom senso e transparência.

3: Sem flexibilidade. Aguarde só um minuto, porque vou ali atender a campainha. A chegada do home office vem com a palavra flexibilização. É preciso ter bom jogo de cintura para entender que o filho pode passar atrás da câmera da videoconferência. E que o ambiente “casa + trabalho” está sujeito a ruídos externos e imprevistos que precisam ser encarados como normais. O novo normal.

4: Sem regras. Cuidado com as regras trabalhistas. Uma opção para o cartão de ponto, por exemplo, pode ser um check-in na ferramenta de trabalho utilizada pela equipe. Check-in e check-out. Ou seja, hora para começar e hora para acabar. A regra do jogo precisa estar bem clara e objetiva. Para evitar que funcionários reclamem, posteriormente, porque estão trabalhando em horário estendido. O que é combinado, não sai caro.

5: Sem etiqueta. Não é preciso seguir aquela formalidade completa à risca. Mas o padrão de etiqueta para videoconferência precisa ser seguido. Câmera ligada, uma roupa aceitável para o ambiente, o cabelo penteado, a atenção redobrada contra ruídos (não estou falando, coloco no modo Mudo), enfim, é preciso ter bom senso para não escorregar.

6: Sem exemplo. O líder pede produtividade para a equipe no home office. Mas ele posta fotos no Instagram tomando uma cervejinha no começo da tarde. Ele não liga a câmera do Zoom na videoconferência e pede para todos ligarem. Ele não se comunica com a equipe no horário de trabalho e só faz cobranças em horário fora do expediente. É preciso liderar pelo exemplo, sempre.

7: Sem propósito. Defina de forma objetiva qual é o propósito de cada membro da equipe. Aonde o time precisa chegar? É preciso dar sentido para o trabalho remoto. Com foco e destacando os benefícios da situação vivenciada por todos à distância.

8: Sem integração. Lembre-se que trabalhamos em equipe. É preciso haver integração e sinergia entre os funcionários. Mesmo que à distância. Destaque os resultados alcançados com esse trabalho em conjunto. E não apenas as tarefas individuais. É preciso inspirar cada um para que o coletivo esteja com brilho nos olhos.

9: Sem reconhecimento. Reconheça o valor de cada funcionário do time. Às vezes, um simples parabéns em mensagem particular no WhatsApp pode fazer grande diferença. O líder mostra que está acompanhando. Que está por dentro. E que valoriza e reconhece todos os detalhes do trabalho. Se o funcionário fez uma entrega excelente, à distância, mas sem reconhecimento algum, provavelmente vai se desmotivar e rever aquele trabalhão suado quando aparecer o próximo desafio.

10: Sem diversão. Ninguém merece passar o dia inteiro no Zoom. Não dá. Por isso o líder precisa ter o feeling para descontrair a videoconferência quando for necessário. Ter pausas. Ter momento para um papo mais leve. Ter a hora certa da piada leve. O termo Zoom Fatigue ganhou repercussão nos EUA e nada mais é que o cansaço das reuniões por Zoom. Portanto, crie ambientes leves.

Uma curiosidade: você sabia que o dicionário britânico de Oxford escolheu uma série de termos para traduzir 2020? Uma delas é o “blursday”, neologismo que define dias que parecem todos iguais, como se estivessem borrados. Nos “blursday”, com isolamento social, as telas de computadores, celulares e tablets viraram nossa principal forma de relacionamento com o mundo.

Quem fez a diferença à distância?

A “Imagem – Sistemas” fez a diferença com a transformação do home office. Com cerca de 300 funcionários, a empresa atua na área de tecnologia da informação. Entrevistamos o diretor executivo da Imagem, Gustavo Barbosa Dias, que falou sobre o ganho de produtividade com o trabalho online. Gustavo explica que uma cultura enraizada fez a diferença para que os melhores resultados fossem alcançados.

“Nosso trabalho de criação de cultura organizacional já vinha no sentido de não ser dependente de presença física. A cultura nunca foi pautada por horários, por exemplo. Mas por resultados. Isso foi cultural. E ajudou muito quando a pandemia chegou com o distanciamento social”, observou.

“A comunicação virtual, com essa gestão à distância, é mais efetiva, mas ao mesmo tempo é mais fria. É efetiva porque é direta ao ponto. Uma reunião presencial que antes durava duas horas, passou a durar uma hora no máximo no online. A produtividade aumenta. Mas, claro, o presencial tem mais olho no olho e aproximação”, acrescentou.

Gustavo também alertou para o número excessivo de reuniões. Um dos segredos é dividir essas conversas em reuniões síncronas e assíncronas. As síncronas são reuniões agendadas no calendário e mais elaboradas. As assíncronas são informais, um pedido no WhatsApp, um recado no chat.

“No contato assíncrono, você pode deixar uma mensagem: ‘Olá, quando puder vamos falar sobre aquilo?’ Mas sem a urgência de querer a resposta de imediato. Quando ele puder ver a mensagem, aí te dá um retorno. Essa divisão ajuda muito, além das ferramentas virtuais disponíveis para facilitar comunicação e gestão”, detalhou Gustavo.

A “Imagem – Sistemas” investe em consultoria contínua com a CMP Business Solutions. No site oficial da empresa, a apresentação é detalhada assim: “Ajudamos empresas e governos a dominarem o poder dos dados, entendendo padrões, realizando análises, simulando cenários e trazendo respostas aos grandes desafios dos negócios e da sociedade, para que construam um futuro de sucesso e liderança”.

Dicas finais

Olhe para o futuro sem descartar as lições de 2020. Trabalho híbrido, mesclando home office com presença física? Uma das tendências que veio para ficar no mercado de trabalho foi o trabalho remoto.

Mas, voltando a falar sobre reuniões, vale a reflexão final: será que aquela reunião não caberia num simples e-mail? Será que aquela reunião não seria resolvida com um simples telefonema? Seja no presente, seja no futuro, a palavra simplificar precisar estar presente. Seja prático. Seja simples.

Para saber mais e receber a orientação personalizada para a sua necessidade, clique aqui e fale com a nossa equipe de atendimento.

#compartilhe

Share on facebook
Share on linkedin
Share on twitter
Share on email